POLÍTICA

min de leitura - #

Crise e queda de receita cancelam festa em Faxinal

Edison Costa

| Edição de 19 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo (PMDB), o Galo, decidiu cancelar a Expo Faxinal-Festa do Tomate que estava agendada para os dias 15,16 e 17 de dezembro, fazendo parte também do aniversário da cidade. O evento teria na programação rodeio, exposição de produtos e shows de renome nacional. Entre as atrações previstas, mas ainda não contratadas, estavam show da dupla João Bosco e Vinícius e etapa do Circuito Nacional de Rodeio em Touros. 

Imagem ilustrativa da imagem Crise e queda de receita cancelam festa em Faxinal


Galo assegura, porém, que outro formato de festa está sendo programado, envolvendo mais a participação da comunidade como uma festa de rua. 
Segundo o prefeito, a medida foi motivada pela série constante de quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), assim como nos repasses dos convênios referentes à saúde, educação e assistência social, que não estão vindo há cerca de quatro meses, enquanto esses ministérios já sinalizaram que este ano não serão restituídos. Além disso, para 2018 está prevista uma redução em até 60% para alguns convênios destas pastas.
“Há quatro meses estamos mantendo os atendimentos normalmente, porém os incentivos não estão sendo creditados”, citou o prefeito sobre a necessidade de retirar recursos de fonte livre para manter os serviços.
Estamos com severas dificuldades, inclusive para manter o básico funcionamento da máquina pública, e com “malabarismo” estamos conseguindo honrar a pontualidade quanto aos salários dos servidores que, se não tomarmos medidas drásticas de contenção de gastos, correm o risco de serem prejudicados.
O prefeito Gallo destacou ainda que a Confederação Nacional dos Municípios - CNM emitiu um alerta no qual orienta para manutenção das quedas nos repasses nos meses de setembro até dezembro, período que normalmente os repasses são mais expressivos.