CIDADES

min de leitura - #

Crise hídrica gera alerta na região

DA REDAÇÃO

| Edição de 15 de setembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com o tempo seco e a falta de chuva, a crise hídrica no Paraná se agrava cada vez mais e já chega à região. A estiagem prolongada e as altas temperaturas estão afetando o abastecimento de água em vários municípios do Vale do Ivaí. Segundo o gerente regional de Apucarana da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Luiz Carlos Jacovassi, o cenário é pouco animador. Na manhã de ontem, a diretoria da Sanepar participou de uma reunião com técnicos do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) para discutir o assunto.

Em Lunardelli, Mauá da Serra e Faxinal o aumento do consumo e a redução do volume dos mananciais já causa falta de água em determinados períodos. Segundo a Sanepar, nos três municípios o aumento do consumo é de 20% nos últimos dias. Em Lunardelli, o Córrego Barreiro apresenta redução no volume de água de cerca de 15%. Em Mauá da Serra, os poços perderam em torno de 30% da capacidade de produção e em Faxinal, a perda de produção de água do poço e da mina chega em 20%.
Em Apucarana, Califórnia e Grandes Rios também foi registrado aumento no consumo e problemas de abastecimento. Em Apucarana, a produção no mês de setembro foi 10% superior à do mês de agosto. Em Califórnia e Grandes Rios, foi possível observar uma alta na demanda de até 15%, principalmente nos finais de semana.
Segundo Jacovassi, choveu 27% menos do que o previsto até o momento na região de Apucarana. “Técnicos tinham uma previsão de 1.551 milímetros de volume de chuva, mas na nossa região choveu apenas 1.125 milímetros. O Governo fez decreto de crise hídrica, situação de emergência no Estado, para 180 dias, podendo prorrogar para mais dias. É uma situação preocupante, não vivemos algo parecido faz anos”, detalha.
O gerente ainda informou que o consumo de água em Apucarana está alto. Somente no final de semana foram consumidos três milhões de litros de água no município. “O consumo aumentou, principalmente nos finais de semana. Já podemos perceber um aumento de 10% a mais em relação ao mês anterior. O pico mais alto no final de semana chegou a 25%. As pessoas estão usando água de forma irracional”.
Jacovassi pede a colaboração das pessoas para enfrentar esse momento e disse que o nível dos rios Caviúna e Pirapó está baixo. “Precisamos desse uso racional, consciente. Os níveis da água dos rios Caviúna e Pirapó já estão baixos. Percebemos que o volume tem diminuído e em contrapartida o consumo aumentou. Estamos realizando investimentos, tanto nos bairros como no centro, em poços artesianos. Precisamos da ajuda da população com ações simples, como a reutilização da água”, finaliza.