CIDADES

min de leitura - #

Cristiano Kusmaull ganha iluminação de LED

DA REDAÇÃO

| Edição de 11 de agosto de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em nova etapa do pacote de investimentos na modernização da iluminação pública de Apucarana, a empreiteira responsável pelo serviço concluiu no sábado (8), a troca de hastes e luminárias em toda a extensão da nova Avenida Cristiano Kusmaull. “Trata-se de uma via perimetral de ligação do Contorno Sul com a cidade, que agora foi alargada, pavimentada e passou a contar com drenagem de águas. E, para completar, passa a dispor de um moderno sistema de iluminação, com padrão LED”, informa o prefeito Junior da Femac.

De acordo com ele, com a abertura de novos loteamentos urbanos na região, a Cristiano Kusmaull já começou a ganhar uma nova pista, com obras de terraplanagem, meio fio, drenagem e pavimentação. Estas obras, conforme já havia sido acordado anteriormente, serão de responsabilidade das loteadoras. 
Com relação ao pacote de modernização da iluminação pública, o prefeito Junior da Femac explica que a prefeitura está investindo recursos arrecadados com a taxa de iluminação pública. “São R$ 2,6 milhões para atender diversos bairros, vias perimetrais e outras que grande fluxo de veículos”, informa. 
Na Cristiano Kusmaull foram instaladas hastes e luminárias de LED com potência de 190 watts. “O novo sistema irá garantir uma luminosidade três vezes mais eficiente em relação ao que existia no local”, informa o engenheiro eletricista Lafayete Luz, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan).
“Antes as luminárias da Cristiano Kusmaull eram de vapor de sódio e 150 watts de potência, com apenas 63 postes. Agora, com a nova exigência da prefeitura para que a redução da distância de um poste para o outro, a avenida ganhou mais 33 postes, todos com luminárias de LED, numa extensão de 3 quilômetros”, revela Junior da Femac.
A Avenida Brasil – trecho urbano da BR-369 - também ganhou luminárias de LED, na saída para Londrina. No trecho urbano da BR-376 (Avenida Minas Gerais), foram executadas duas etapas de instalação de novas luminárias de LED.