CIDADES

min de leitura - #

Cultivo de aveia ganha espaço na região

CINDY SANTOS

| Edição de 03 de julho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os produtores da região estão apostando na aveia no cultivo de inverno. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) de Apucarana, a estimativa é um aumento de 21,17% na produção de aveia branca na safra 2018/19, que ainda está no campo. Na safra 2017/18, a produção atingiu 30.304 toneladas e a expectativa deste ano é chegar a 36.720 toneladas.
Conforme o Deral, a cultura neste ano atinge 15,3 mil hectares. Essa área é quase 9% maior do que na safra 2017/18, quando foram plantados pouco mais de 14 mil hectares. O rendimento da aveia foi de 2.152 toneladas por hectare e a expectativa é obter um aumento de 11,5% com 2.400 toneladas por hectare neste ano. 

Imagem ilustrativa da imagem Cultivo de aveia ganha espaço na região


O técnico do Deral, Adriano Nunomura, avalia que o aumento da área de plantio aconteceu principalmente pelo menor custo de produção em relação ao trigo. Segundo ele, a aveia é um produto mais rústico - não requer cuidados tão especiais para crescer e é mais resistente a pragas e doenças. 
“Planta-se aveia preta tanto para grãos quanto para cobertura, a fim de não deixar o solo descoberto e fornecer matéria orgânica para a próxima cultura a ser plantada na mesma área que normalmente é a soja, principal cultura de verão”. 
No caso da área de aveia preta, o cultivo foi de cobertura foi de 4 mil hectares na safra 2017/18. A safra 2018/19 ainda não foi estimada, segundo Nunomura. 
O agricultor Nelsino Aparecido Machado cultiva aveia há 25 anos, em suas propriedades em Apucarana e Marilândia do Sul. Machado também trabalha com o plantio de trigo como cultura de inverno, que representa 30% da área de cultivo, e os outros 70% aveia. 
“O trigo é mais complicado, pois quando produz sai de mercado. Já com a aveia eu não tenho problema porque todo ano tenho mercado no Rio Grande do Sul”, afirma. 
Machado explica que geralmente os agricultores costumam plantar milho na entressafra, no entanto, devido as características climáticas e topográficas da região, a aveia torna-se uma opção mais vantajosa, por ser uma gramínea anual de inverno. Segundo ele, muitos agricultores plantam esse tipo de cultura para incorporar a terra antes o plantio de soja e também para alimento. “E o custo é mais baixo”, afirma Machado, que espera colher 3 toneladas por hectare este ano.  
SOJA
Embora a área plantada tenha aumentado de 123.874 hectares na safra de 2017/18 para 124.030 hectares na safra 2018/19, a estimativa do Deral é uma  pequena queda no rendimento que pode passar de 3.488 quilos por hectare para 3.200 por hectare, uma redução de 8.25% 
De acordo com Nunomura, o rendimento foi menor que a safra passada devido às adversidades climáticas. “Pouca chuva no final do ano passado e início deste ano aliada às altas temperaturas prejudicando o desenvolvimento.  Por isso, mesmo com o aumento de área, a produção estimada é menor”, comenta. 
A estimativa de produção também caiu 8.1%, passando de 432.072 toneladas para 397 mil toneladas.