POLÍTICA

min de leitura - #

Curisco na Política

DA REDAÇÃO

| Edição de 07 de janeiro de 2022 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Show ou vida

O prefeito de Apucarana tem uma decisão para tomar nos próximos dias, se mantém o show de Leonardo no dia 28 e a corrida no dia 29 de janeiro, ou cancela tudo em nome da saúde. Conhecendo o prefeito, acredito que ele deve ficar ao lado da saúde de seu povo e cancelar ou adiar o show e a corrida. O momento é crítico.

IPVA
No Paraná, a cobrança do imposto começa dia 17 de janeiro, para pagamento à vista com 3% de desconto ou em cinco parcelas de janeiro até maio. Os carros seminovos subiram de preço e agora os proprietários pagarão mais caro IPVA do que no ano passado. O IPVA é 3,5% do valor da tabela Fipe do veículo.

Seca, tempestades e covid
Janeiro começou bravo em algumas partes do Brasil, com chuvas levando casas e cidades ao caos. No Paraná, o prejuízo com seca nas lavouras pode levar o Estado a ter um prejuízo de cerca de 24 bilhões de reais no ano. E as doenças respiratórias, a gripe e covid, fazem os hospitais, UPAs e unidades de saúde superlotarem novamente. O alívio de dezembro, com a sensação que tudo estava voltando ao normal, virou pesadelo em janeiro.

Abriu o cofre
O prefeito Júnior da Femac deu um reajuste salarial de 15,25% para os funcionários públicos. São quase dois milhões a mais na folha de pagamento. O governador do PSD, Ratinho Júnior, deu um aumento de 3,5%, já o prefeito Júnior, também do PSD, deu 15,25%.

Pedágio
Os motoristas começam a reclamar dos problemas nas estradas não pedagiadas. O alto trânsito no período das férias e os graves acidentes vêm criando muitos congestionamentos, principalmente no litoral do Estado, com enormes filas. Este ano, sem cobrança de pedágio e sem trabalho das concessionárias, será um ano ruim para quem depende das estradas do Paraná.