POLÍTICA

min de leitura - #

Curso defende profissionalismo na gestão pública

Edison Costa

| Edição de 22 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), em parceria com outras associações do gênero do Estado, estão promovendo desde ontem – e prossegue hoje – o Curso de Formação de Agente Municipalista, na sede da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O treinamento reúne servidores e prefeitos de 80 municípios do Paraná.

Imagem ilustrativa da imagem Curso defende profissionalismo na gestão pública


Na abertura do evento, o presidente da AMP e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto (PSDB), explicou que o curso visa capacitar servidores e prefeitos para a realização de uma administração municipal com modelo empresarial. “Não há mais espaço para a politicagem. Para ser competente o prefeito tem que se profissionalizar, ter coragem para dizer não e tomar medidas amargas quando necessárias”, alertou. Segundo ele, neste momento em que a receita das prefeituras está cada vez mais pequena, as administrações municipais precisam buscar caminhos alternativos para aumentar a arrecadação própria.
Ele também criticou o atual modelo de distribuição do bolo tributário do governo federal, que fica com a maior fatia, enquanto os municípios ficam com muito pouco e têm que arcar com os custos dos programas federais. “Nós somos o primo pobre que está pagando a conta do primo rico”, disse, defendendo um novo pacto federativo.
O consultor da CNM, Joarez Lima Hoering, ex-presidente da AMP e ex-prefeito de Barracão, disse que o curso visa capacitar servidores para ter acesso aos programas federais e saber de tudo que está acontecendo em Brasília através de informações prestadas pela Confederação. Segundo ele, caberá a esses servidores auxiliar os prefeitos na gestão pública.
Já o prefeito de Apucarana, Beto Preto, também presidente da Amuvi, reclamou que são muitas as demandas do município, porém a equipe técnica é pequena para o trabalho. Ele assinala que tem orientado sua equipe no sentido de que todos os convênios em trâmite na sua administração sejam concluídos dentro do mandato, para não ter problemas depois na prestação de contas.