COLUNAS

min de leitura - #

Cursos para Apucarana

Editoria de Política

| Edição de 30 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito Junior da Femac (PDT), acompanhado da primeira dama Carmen Lúcia Isquierdo Martins, se reuniu anteontem, em Curitiba, com coronel Sérgio Malucelli, presidente da Federação das Transportadoras do Paraná (Senat). “Expusemos a ele a importância da realização de novos cursos para os profissionais ligados ao transporte. Apucarana e o Senat já mantém uma parceria que resultou em vários cursos através do Pronatec e o coronel Malucelli - tio da Carmen Lúcia -, colocou a Fetranspar à disposição de Apucarana”, informou Junior. De acordo com o prefeito, Apucarana tem um grande potencial logístico e conta hoje com muitas transportadoras e trabalhadores da área que precisam se manter atualizados e qualificados no mercado.

Inauguração A Prefeitura de Apucarana e a Autarquia Municipal de Educação (AME) entregam na manhã de hoje, a partir das 9 horas, as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro. Foram investidos R$ 466 mil, com a reforma de 1.360m² e ampliação de mais 115m². Conforme destaca o prefeito Junior da Femac, falta só mais uma unidade - de um total de 60 -, para concluir as melhorias em todas as escolas e CMEIs. Já foram aplicados R$ 50 milhões nas obras. 

Cisvir O prefeito Junior da Femac teve agenda anteontem, na Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), com o secretário Beto Preto. Segundo ele, Beto Preto está muito atento à obra de ampliação do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir), sediado em Apucarana. “Esta obra vai permitir a ampliação do atendimento na área de odontologia e de outras especialidades médicas para todos os municípios da 16ª regional de Saúde”, comentou Junior.

Não apareceu O comandante da Guarda Municipal (GM) de Apucarana, Alessandro Carletti, não compareceu à sessão da Câmara de Vereadores, ontem, para dar explicações sobre alguns questionamentos feitos pelo vereador Lucas Leugi (Rede). Como a convocação foi feita através de requerimento aprovado pelo Legislativo, o presidente da Casa, Luciano Molina (Rede), vai consultar o jurídico sobre que providências tomar. Para Leugi, Carletti desrespeitou o Legislativo.

Pedido de vista O projeto de lei do vereador professor Edson da Costa Freitas (Cidadania), que institui a Ficha Limpa no âmbito da administração municipal e da Câmara Municipal, foi retirado de pauta pela segunda vez ontem por pedido de vista feito pelo vereador Marcos da Vila Reis (PSD). Marcos da Vila Reis quer saber detalhes do projeto, já que já que a chamada Ficha Limpa já existe em nível federal em todos os poderes.
Não abonou A propósito da nota publicada ontem por esta coluna de que o ex-prefeito de Rio Bom, Moisés José de Andrade, teria se filiado ao PSD, o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, negou a um interlocutor que teria abonado a ficha.

Seminário Nesta quarta-feira, no salão nobre da Associação Comercial de Ivaiporã, acontece o II Seminário de Desenvolvimento Sustentável Ivaiporã 2030. O evento será das 7h30 às 13 horas. O seminário tem como tema “A importância da sociedade civil e do poder público no desenvolvimento social, ambiental e econômico de Ivaiporã”. O evento contará com a presença dos palestrantes Sílvio Barros, ex-prefeito de Maringá, do arquiteto Mario Costenaro, do Conselho Superior da Faciap, e do consultor técnico do Sebrae, Cláudio Serrato. 

Caminhões de pedra A necessidade de conservação da pista da rodovia municipal Florindo Pícoli, que liga Cambira ao Distrito de Sete de Maio, na saída para Novo Itacolomi, foi um dos assuntos discutidos na sessão ordinária desta segunda-feira, na Câmara de Cambira. Vereadores reclamam que caminhões carregados de uma pedreira local estariam danificando a rodovia. Eles pedem providências à empresa responsável.

Corrupção O governador Ratinho Junior sanciona hoje o Fundo de Combate à Corrupção (Funcor), vinculado à Controladoria Geral do Estado. Em seguida, o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, e o diretor executivo da organização da sociedade civil Transparência Internacional no Brasil, Bruno Brandão, apresentam a proposta de plano de integridade. A primeira atividade desse plano é levar servidores ligados à área de controle interno para a Dinamarca, um dos países menos corruptos atualmente.

Vapt Vupt

Em diversos municípios da região as sessões das câmaras municipais de vereadores estão em clima acalorado.
As eleições municipais do ano que vêm parecem que estão esquentando o ânimo dos vereadores.          
Muitos vereadores são pré-candidatos e prefeito ou vão concorrer à reeleição e já correm atrás do voto.
Em alguns municípios, prefeitos estão perdendo a base aliada por causa por não atender vereadores.