CIDADES

min de leitura - #

Cursos técnicos abrem 385 vagas na região

Da redação

| Edição de 20 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


As inscrições para os cursos técnicos da Secretaria de Estado da Educação para o segundo semestre de 2018 encerram amanhã. Em todo estado, são 58 cursos com duração de um a dois anos, oferecidos na modalidade subsequente, ou seja, para quem já concluiu o ensino médio. Eles são totalmente gratuitos e ofertados em colégios e centros de educação profissional da rede pública estadual. Na região, sete colégios ofertam 385 vagas em diversas áreas de formação.
“Temos uma ampla gama de cursos profissionalizantes na rede estadual, ofertados gratuitamente para que os nossos estudantes tenham a oportunidade de obter uma formação profissional de qualidade, além de ampliar as possibilidades de emprego e renda”, explica a chefe do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria da Educação, Candida de Carvalho Junqueira.
Na região, segundo o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana, os cursos estão sendo ofertados em escolas de Apucarana, Arapongas e Ivaiporã. Em Apucarana, foram abertas para o segundo semestre cursos nas áreas de agropecuária, meio ambiente, segurança no trabalho, química e enfermagem (ver quadro nesta página). Em Arapongas, há vagas para segurança do trabalho, curso ofertado pelo Colégio. “Os interessados devem procurar a secretaria de cada escola para fazer a matrícula”, comenta a coordenadora dos cursos técnicos do NRE, Zelia Santos Vaz. Segundo ela, o NRE aguarda formalização da autorização de outros dois cursos, transações imobiliárias e recursos humanos, para oferta ainda neste semestre.
Já no NRE de Ivaiporã, as oportunidades são na área de administração, enfermagem, informática e segurança do trabalho. Todos os cursos serão ofertados pelo Colégio Barbosa Ferraz, de Ivaiporã.

DOCUMENTOS 
O candidato deve entregar a Ficha de Inscrição e a Ficha de Pontuação preenchidas, disponíveis na Orientação Conjunta n.º 01/2018; fotocópia e original do RG e CPF; fotocópia e original do histórico escolar ou declaração de conclusão de curso/ensino; declaração emitida pela instituição de ensino para aluno bolsista; termo de ciência do estágio obrigatório preenchido, quando existir estágio no curso; comprovante de renda familiar. As aulas começam em 30 de julho.