COLUNAS

min de leitura - #

Dança dos deputados

Editoria de Política

| Edição de 20 de março de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Pouco mais de uma semana após o início da chamada janela partidária – período em que os deputados podem trocar de partido sem risco de perder o mandato –, 27 confirmaram mudança de legenda até a última sexta-feira, segundo levantamento do Congresso em Foco. Outros nomes ainda avaliam o seu futuro político e mantêm reserva sobre as negociações em andamento. O PSL, nova sigla de Jair Bolsonaro (RJ), foi o que mais cresceu até o momento: sete filiações já estão confirmadas e uma em fase final de negociação. Esse é o caso do deputado Major Olímpio (SP), que acerta os últimos detalhes de sua saída do Solidariedade. O MDB, do presidente Michel Temer, é o que acumula mais baixas: sete desfiliações e nenhum ingresso. Dessas, cinco são de deputados do Rio, que abandonaram a sigla em meio ao desgaste provocado pelas condenações do ex-governador Sérgio Cabral, pelas denúncias contra o governador Pezão e à crise financeira do Estado.

Palhaço Ao justificar seu voto na sessão de ontem, da Câmara Municipal de Apucarana, o vereador Sidrin (DEM) se irritou com a conduta de um membro da Casa. “O vereador fica querendo jogar todos os demais contra a população, fazendo rodeios e apontando supostos erros na tramitação”, criticou Sidrin, acrescentando: “não sou palhaço, que vote contra então”.

Cumprimentos O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Poim (PSB), durante a mesma sessão, destinada exclusivamente à análise e votação das contas do prefeito Beto Preto, parabenizou a assessoria técnica do prefeito. Segundo ele, a equipe comandada pelo secretário da Fazenda, Marcello Machado, merece cumprimentos pela sua competência.

Cida confiante I A vice-governadora Cida Borghetti (PP) disse ontem estar confiante na candidatura do governador Beto Richa (PSDB) ao Senado e em sua renúncia ao cargo no dia 7 de abril, prazo limite para deixar o cargo antes das eleições. Richa afirmou que anunciaria sua decisão nesta semana. A expectativa é de que a decisão seja divulgada nesta quarta-feira.

Cida confiante II “É uma expectativa muito positiva que isso venha se concretizar. Eu estou correndo o Paraná, continuo fazendo meu trabalho, representando como vice-governadora. Estou indo a Brasília hoje (ontem), devo retornar na quarta-feira, atendendo uma agenda”, conta Cida Borghetti, que visitou todas as secretarias de Estado recentemente.

Segundo FPM Prefeituras recebem hoje o segundo repasse de março do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O montante é 6,02% maior em relação a igual período do ano passado. Somando os dois repasses de março, o acumulado já é 21,44% maior em relação ao ano anterior em valores brutos, ou seja, sem os efeitos da inflação.
No ano De janeiro até agora, o FPM repassado aos municípios registra um crescimento de 7,44%. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) reconhece o resultado positivo, porém alerta os prefeitos para a sazonalidade do fundo. É que no primeiro semestre os recursos são sempre mais elevados, porém caem no segundo semestre.

Retrocesso O movimento Vem Pra Rua protocolou ontem carta no Supremo Tribunal Federal (STF) em apoio às prisões em segunda instância. Para o movimento, reverter esse tipo de entendimento é um retrocesso no combate à corrupção. O Instituto Não Aceito Corrupção e a Aliança Brasil fizeram o mesmo.

Investimento A prefeita de Manoel Ribas, Bete Camilo (PR), continua investindo na renovação da frota de veículos e máquinas da Prefeitura. Na última semana, ela apresentou ao público uma pá carregadeira e uma escavadeira hidráulica, totalizando investimentos de R$ 700 mil. Recursos são do governo do Estado.

Compra de votos I O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu uma investigação sobre a deputada federal Bruna Furlan (PSDB-SP) por suposto envolvimento num esquema de compra de votos na cidade de Cajamar (SP). O inquérito foi pedido pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, em fevereiro deste ano, e autorizado pelo ministro no último dia 12.

Compra de votos II Procurada, a assessoria da deputada Bruna Furlan divulgou nota na qual afirmou que a deputada prestará os esclarecimentos à Corte e comprovará a “lisura de sua conduta durante o processo eleitoral, haja vista que em sua vida pública jamais compactuou com quaisquer práticas ilícitas.” Seu nome aparece em duas tabelas de controle financeiro apreendidas pela polícia.

Vapt Vupt

Morreu domingo, em Curitiba, o desembargador Carlos Eduardo Spíndola, do Tribunal de Justiça do Paraná.
Carlos Spíndola tinha 70 anos e seu corpo foi sepultado ontem à tarde no Cemitério Municipal de Curitiba.
O ministro Dias Tóffoli, do STF, libera para julgamento no dia 27 ação que discute foro privilegiado.          
Foro privilegiado é o direito que têm autoridades como presidente, ministros, senadores e deputados federais.