COLUNAS

min de leitura - #

De saída do cargo

Editoria de Política

| Edição de 08 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Jossuela Pinheiro não é mais Secretária de Esportes e Juventude na Prefeitura de Apucarana. Ela pediu desligamento do cargo nesta semana ao prefeito Beto Preto (PSD) e foi atendida. Jossuela foi aprovada em concurso para professora da Autarquia Municipal de Educação (AME) e, se não assumisse dentro do prazo estabelecido, iria perder a vaga numa nova convocação feita nos últimos dias. O substituto da professora Jossuela Pinheiro deve ser definido pelo prefeito Beto Preto nos próximos dias. Por enquanto, todas as atividades da Secretaria de Esportes e da Juventude ficarão a cargo do professor Emerson e da professora Denise, que eram os auxiliares diretos de Jossuela na gestão da pasta. 

Licitações O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) emitiu medidas cautelares que determinam aos municípios de Apucarana, Arapongas e Rolândia que disponibilizem, na íntegra, todos os procedimentos licitatórios e contratos realizados em seus portais da transparência. As prefeituras terão, ainda, que prestar informações a respeito das supostas irregularidades em licitações para a compra de medicamentos.

Pregão Em Apucarana, segundo o TCE-PR, foram identificadas restrições em pregão para compra de medicamentos e insumos farmacêuticos para a rede municipal de saúde. O procurador Geral do Município, Paulo Sérgio Vital, negou irregularidades. “Nossos pregões para aquisição de medicamentos têm preços médios de mercado como referência, e as compras são fechadas sempre com valores inferiores a estes preços de referência”, disse.

No site O procurador garantiu que os editais de licitação para compra de remédios são publicados no site do município, diário oficial do município, diário oficial do Estado e portal do Tribunal de Contas do Estado. Sobre a suposta falta de informações no portal de transparência, Vital diz que Apucarana segue rigorosamente as normas ditadas pelo TCE-PR. “Todas as informações exigidas são baixadas no nosso portal”.

Animado O empresário apucaranense no ramo de informática, Sidney da Costa Júnior, mais conhecido como Sidney da Kairos, está animado com sua candidatura a deputado estadual. Ele vai concorrer pelo PSB, partido do qual é secretário em Apucarana. Sidney da Kairos sempre teve uma atuação forte na política e nos movimentos organizados da cidade.

Mesários A juíza Carolline de Castro Carrijo, responsável pela 28ª Zona Eleitoral da Comarca de Apucarana, baixou ontem edital de convocação dos mesários que vão trabalhar nas eleições do dia 7 de outubro em Apucarana, Cambira e Novo Itacolomi. Os nomes, com suas funções já designadas, estão sendo publicados na edição de hoje da Tribuna na página de editais.

Inocentado I Uma investigação conduzida pela Polícia Civil de Peabiru, com apoio da 16ª Subdivisão Policial de Campo Mourão, inocentou o ex-prefeito de Bom Sucesso, José Edno Vanzella. Ele foi acusado de forma equivocada por envolvimento com uma quadrilha especializada em roubo de tratores e de gado, o que ele acabou provando que não tinha nada a ver com o caso.  

Inocentado II O que levou Edno Vanzella à prisão foi uma escuta telefônica grampeada, na qual uma pessoa suspeita do crime foi confundida com o ex-prefeito. Vanzella teve decretada sua prisão preventiva no dia 13 de março deste ano e depois foi liberado com um habeas corpus pelo Tribunal de Justiça do Paraná. Uma perícia de áudio atestou que a voz da escuta telefônica não era de Vanzella e nem o telefone.

Teto salarial I A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o projeto que regulamenta o teto salarial dos servidores públicos e normatiza as regras para o pagamento das verbas e gratificações que ultrapassem o limite constitucional se reúne nesta quarta-feira, às 14 horas, no plenário 11, para votar o parecer do relator, deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR). 

Teto salarial II O texto de Rubens Bueno, que modificou o projeto que veio do Senado, prevê limitação do auxílio-moradia de autoridades, torna os honorários de sucumbência passíveis do abate teto e prevê que passem pelo corte constitucional os salários extras de ministros que fazem parte de conselhos de empresas públicas. Bueno espera que o projeto seja aprovado na comissão e siga para o plenário.

Vapt Vupt

O Senado Federal retomou as atividades nesta terça-feira após o período de recesso parlamentar de julho.       
O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), avisou que não vai por em votação propostas polêmicas.       
A intenção do presidente do Senado é não causar desgaste político aos parlamentares em véspera de eleições.       
Não somente o Senado, mas também a Câmara dos Deputados pretende seguir o mesmo caminho.