CIDADES

min de leitura - #

De São Pedro do Taquara para o Paraná

DA REDAÇÃO

| Edição de 20 de novembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A empresa “Queijo Vale do Prado” iniciou suas atividades em Apucarana em 2020, resgatando uma tradição familiar de 70 anos. O patriarca da família, José Ferraz do Prado, nascido em Minas Gerais, produziu seu primeiro queijo na propriedade, localizada na Estrada Fazenda Pinhal, em São Pedro do Taquara, em 1950.

Nesta região, Prado encontrou o clima e geografia ideais para obter o pasto “capim gordura”, que é o suprassumo do queijo mineiro. Construiu sua queijaria, investindo em tecnologia. Comprou um pasteurizador lento, considerado essencial para o leite.
Com a união da família, a queijaria do seu José Ferraz do Prado ganhou fama, mas a inesperada geada negra de 1975 dizimou os cafezais e também a economia local, forçando o pioneiro a modificar a produção local e passar a vender o leite diretamente a cooperativas.
Mais de 45 anos se passaram, até João Neto do Prado fazer renascer o sonho do “vô Ferraz”. Ele retomou a produção de queijo na propriedade, buscando o melhor da tradição mineira, e aprimorou o negócio investindo em tecnologia de ponta na criação do gado, na seleção do pasto com alto teor de proteína e gordura, e no manejo de primeira linha, além de uma equipe seleta na ordenha e queijaria.