CIDADES

min de leitura - #

Decreto regulamenta funcionamento do “Feira Verde”

DA REDAÇÃO

| Edição de 18 de setembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito Junior da Femac assinou nesta sexta-feira (17) o Decreto 650/2021, que regulamenta a implantação do Programa Feira Verde. De acordo com as diretrizes estabelecidas, para cada quatro quilos de material reciclável a pessoa terá direito a receber um quilo de hortifrutigranjeiros. O decreto define ainda que poderão ser trocados somente três tipos de materiais: papel, plástico e papelão.

O decreto foi assinado na presença do vereador Rodrigo Lievore, que sugeriu a implantação do programa ao prefeito Junior da Femac. Também estiveram presentes o secretário municipal de Agricultura, Gerson Canuto, que vai operacionalizar o programa, e o procurador jurídico do Município, Ezílio Manchini, responsável por elaborar o teor da lei.
O prefeito afirma que o programa entrará em funcionamento no mês de outubro. “Isso porque houve um período de seca nos últimos meses, aliado com o registro de frio e geada. Com o retorno das chuvas, acreditamos que em outubro já haverá uma boa produção de hortifrutigranjeiros, com um volume suficiente para iniciarmos o programa”, observa Junior da Femac. 
Junior da Femac afirma que o “Feira Verde” promoverá uma sinergia com outros programas, como o Terra Forte que fortalece a agricultura familiar, as hortas comunitárias, os empreendimentos da economia solidária e também associações de catadores de materiais recicláveis. “O sucesso do programa implicará o fortalecimento dos outros”, reforça o prefeito de Apucarana. 
“O programa, além da questão ambiental, vai contribuir significativamente para promover hábitos de alimentação saudável junto à população”, reforça  vereador Rodrigo Liévore, que agradeceu ao prefeito por ter adotado o projeto.