OPINIÃO

min de leitura - #

Delegacia da Mulher: grande avanço para Arapongas

Da Redação

| Edição de 02 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A assinatura do decreto que cria, oficialmente, a Delegacia da Mulher de Arapongas é uma importante conquista do município e deverá significar um avanço substancial para a segurança das mulheres O município já conta com a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal (GM), mas o crescimento nos registros deste tipo de violência mostra a necessidade da criação desta unidade.

A assinatura é tida pela Prefeitura Municipal de Arapongas como um passo decisivo que faltava para consolidar uma luta de várias entidades ligadas à segurança pública do município. O ato foi realizado anteontem pelo governador Ratinho Junior, em evento estadual ocorrido em Foz do Iguaçu.
A Delegacia da Mulher vinha sendo reivindicada ao prefeito Sérgio Onofre por representantes da OAB, Polícia Civil, Guarda Municipal, Conselho Municipal de Segurança e outras entidades. No Paraná, são 20 municípios com Delegacia da Mulher, sendo 19 em cidades do interior. Os dados da Polícia Civil mostram que a quantidade de inquéritos registrados pelo crime de lesão corporal contra as mulheres aumentou de 80 em 2017 para 135 em 2018, indicando portando uma tendência de alta nos índices de violência doméstica contra a mulher, fato explicado, segundo as autoridades, pela ausência de prevenção e repressão contra tal prática.
O aumento, de quase 70% no número de casos, aponta para a grande necessidade da Delegacia da Mulher na cidade. O prédio já havia sido cedido para o Governo do Estado há alguns anos, mas agora, após atuação contundente do prefeito Sérgio Onofre, a unidade especializada em crimes de natureza doméstica e sexual finalmente sairá do papel.
Portanto, a necessidade de uma unidade da Delegacia da Mulher em Arapongas é clara. O grande número de casos, reportados largamente pela Tribuna e pelo TN Online, deixa claro o panorama. Por mais que a atuação da Patrulha Maria da Penha, da GM de Arapongas, seja referência no Paraná, a atuação dedicada da Polícia Civil nestes casos irá inibir ainda mais estes atos, além de investigar e punir com maior eficiência quem cometer este tipo de crime.