COLUNAS

min de leitura - #

Denúncia suspensa

Editoria de Política

| Edição de 11 de agosto de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin decidiu ontem suspender a tramitação da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer. A decisão foi tomada após a Câmara dos Deputados rejeitar o pedido de autorização para abertura da ação penal, na semana passada. Com a decisão, a denúncia ficará suspensa até o fim do ano que vem, quando o presidente deixará o mandato e poderá voltar a ser investigado na primeira instância da Justiça ou novamente no Supremo, se assumir algum cargo com foro privilegiado no governo federal.No caso do ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures, que também foi denunciado, ele responderá às acusações na primeira instância da Justiça Federal em Brasília.

Sessão solene A Câmara de Vereadores de Apucarana fará sessão solene hoje, às 20 horas, para entrega do Diploma de Mérito em Tarefas Comunitárias à Rádio Água Viva. A honraria foi proposta pelo ex-vereador Vladimir da Silva (PDT), na ocasião aprovada pela unanimidade dos vereadores apucaranenses.

Suplente Em Arapongas, o presidente da Câmara de Vereadores, Osvaldo Alves dos Santos (PSC), deu posse nesta semana ao suplente Agnelson Galassi (PHS). Ele assumiu a cadeira do vereador Valdeir José Pereira (PHS), o Maringá, que está afastado do cargo temporariamente por ordem da Justiça.

Posse O suplente de vereador Agnelson Galassi foi empossado na Câmara de Arapongas no início da sessão ordinária da última segunda-feira, a primeira realizada após o recesso parlamentar do mês de julho. A sessão, inclusive, teve um pacote de requerimentos apresentados pelos vereadores.

Em Londrina Hoje, às 16 horas, na Câmara de Londrina, será realizada uma audiência pública regional com a participação de vereadores das regiões do Médio Paranapanema e do Vale do Ivaí, principalmente de Apucarana. O encontro é para discutir o novo modelo de tarifa de água implantado pela Sanepar.

Visitando obras O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), e seu vice Jair Milani (PP) passaram boa parte do tempo, ontem, vistoriando ações que fazem parte de um pacote de obras lançado recentemente. O volume de recursos que estão sendo investidos nessas ações é grande.
Pedido de alunos Alunos do Colégio Estadual do Campo do distrito de Boa Vista do Santa Cruz, em Rosário do Ivaí procuraram o prefeito Ilton Kuroda (PSC), para fazer uma série de reivindicações. Eles pedem principalmente melhorias nos bueiros, na ponte e cascalhamento da estrada de Sete Quedas.

Evasão escolar Segundo os alunos do Colégio de Boa Vista de Santa Cruz, em função das péssimas condições da estrada e da ponte, muitos estudantes têm faltado às aulas, fato que compromete o conhecimento e o calendário escolar desses alunos. O prefeito ficou de atender ao pedido.

Hidrelétricas I A Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná adiou a análise do pedido de autorização para construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas no Estado, uma delas no Rio Ivaí, em Grandes Rios/Jardim Alegre. Comissão pediu mais tempo.

Hidrelétricas II Segundo o relator da matéria, deputado Márcio Pauliki (PDT), a comissão precisa analisar com maior profundidade o impacto que essas hidrelétricas, num total de 18, podem trazer ao meio ambiente e aos proprietários rurais. Comissão volta a analisar assunto na segunda-feira.

Reunião Após mais de três horas de reunião entre o presidente Michel Temer, os ministros da área econômica e parlamentares, não houve definição sobre a mudança da meta fiscal deste ano e de 2018, informou ontem o Ministério do Planejamento. Presidente e ministros decidiram por bem deixar o assunto para a próxima segunda-feira. Mas o governo já admite que não há outra saída.

Vapt Vupt

O prefeito de Godoy Moreira, José Gonçalves (PSDB), fará entrega de casas populares no próximo dia 18.  
De acordo com José Gonçalves, serão entregues 98 unidades habitacionais do Conjunto São Francisco de Assis.      
Depois das dificuldades enfrentadas no início do mandato, alguns prefeitos do Vale já inauguram obras.  
Em alguns municípios do Vale, inaugurações de obras terão a presença de secretários de governo.