COLUNAS

min de leitura - #

Denúncias de campanha

Editoria de Política

| Edição de 09 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Ministério Público do Paraná lançou nesta semana um canal para receber denúncias de irregularidades ocorridas nas eleições deste ano. A página também tem orientações ao eleitor, para que possa saber mais sobre condutas permitidas e proibidas na propaganda eleitoral, crimes, como compra de votos, boca de urna e “chuva de santinhos”, além das punições previstas para cada um dos delitos e explicações sobre como denunciá-los. Há também regras específicas para o dia das eleições, informações sobre a importância do voto consciente, as atribuições dos cargos em disputa e o papel do Ministério Público, responsável por fiscalizar o processo e receber denúncias da população. O canal está disponível no site do Ministério Público. Cerca de 8 milhões de eleitores em todo o Paraná irão às urnas no dia 7 de outubro.

Gravando Vários prefeitos da região já estiveram na semana passada em Curitiba gravando mensagens para o horário eleitoral gratuito de televisão e rádio em apoio a candidatos de sua preferência que concorrerão ao governo do Estado. Outros seguiram para a Capital do Estado nesta semana. O horário eleitoral começa em 31 de agosto e termina no dia 4 de outubro.

Apoios O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), já definiu os candidatos que vai apoiar nas eleições deste ano. Além do candidato ao governo Ratinho Júnior (PSD), ele vai trabalhar em favor dos concorrentes à Câmara Federal, Pedro Lupion (DEM) e Osmar Serraglio (PP), e a estadual Tiago Amaral (PSB), que têm ajudado o município.

Mais um O funcionário da Copel Sandro Adão Ruhnke, de Apucarana, procurou a coluna para informar que também é candidato a deputado estadual. Seu nome está na lista do PDT que será enviada à Justiça Eleitoral. “Sandro da Copel”, como é conhecido, é da diretoria do sindicato dos trabalhadores da Copel no Paraná e disputa um cargo eletivo pela primeira vez.

A federal O advogado Maurílio Viana, que tem escritórios em Manoel Ribas e Londrina, informou ontem que é candidato a deputado federal e não estadual conforme publicado na edição desta terça-feira da Tribuna. Como advogado sindicalista, ele diz que tem sua base de atuação em todo o Paraná. Viana foi vereador e presidente da Câmara de Manoel Ribas no final dos anos 90. 

Qualificados O deputado federal Alex Canziani (PTB) voltou a justificar o motivo pelo qual vai disputar uma vaga no Senado. Segundo ele, o Senado precisa de parlamentares qualificados, que briguem pelos interesses do Estado. Além disso, ele salienta que, depois de oito anos de mandato, chegou sua hora de dar um passo a mais em favor de um projeto maior em favor do Paraná.
Fernanda sai A secretária de Estado da Família e Desenvolvimento do Paraná, Fernanda Richa, esposa do ex-governador Beto Richa (PSDB), pediu exoneração do cargo ontem. Em carta enviada à governadora Cida Borghetti (PP), Fernanda agradece por ter tido condição de finalizar seu trabalho na pasta durante os 120 dias do atual governo. Ela deve deixar o cargo hoje. 

Campanha Fernanda é secretária estadual desde 2011, no primeiro ano de mandato do ex-governador Beto Richa. Em nota, a assessoria de Fernanda Richa afirma que motivo do pedido de exoneração do cargo que ocupa no governo é a sua participação na campanha do filho, Marcello, à Assembleia Legislativa, assim como também de Beto Richa ao Senado Federal. 

Mudança de apoio O Partido Trabalhista Cristão (PTC) do Paraná, que na convenção havia anunciado apoio à candidatura à reeleição da vice-governadora Cida Borghetti (PP), agora mudou de lado, vai apoiar o candidato Ogier Buchi (PSL). O partido realizou sua convenção no dia 21 de julho e deixou a ata em aberto para eventuais mudanças de última hora.

Caravana O ex-deputado federal Dr. Rosinha (PT) retomou ontem sua peregrinação pelo interior do Paraná, após ser oficializado como candidato ao governo e fechada sua coligação de concorrentes a vice e ao Senado. Sua caravana percorre nesta semana dez cidades da região centro-sul. Dr. Rosinha acredita que sua candidatura saiu fortalecida com a desistência de Osmar Dias (PDT).

Obras suspensas O secretário de governo de Apucarana, Laércio de Morais, pediu ontem a compreensão dos agricultores e moradores dos distritos de Correia de Freitas e São Pedro do Taquara. As obras de readequação das estradas, numa extensão de 12 km, foram paralisadas em função das chuvas. “Alguns trechos estão intransitáveis, mas o serviço será retomado”.

Vapt Vupt

O STF decidiu ontem incluir no orçamento de 2019 previsão de reajuste salarial de 16,38% para os ministros da Corte.           
O aumento ainda precisa ser aprovado pelo Senado e sancionado pela Presidência da República.                   
Com o reajuste o salário dos ministros do STF passa de R$ 33,7 mil para R$ 39 mil no ano que vem.                 
O salário dos ministros do STF é o teto do salário do servidor público e serve de base para todos os demais magistrados.