OPINIÃO

min de leitura - #

Depoimento de Palocci desmascara Lula e o PT

Da Redação

| Edição de 15 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O depoimento prestado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz Sérgio Moro, na última quarta-feira em Curitiba, é constrangedor para o próprio Lula e também para os incautos defensores do petista ainda espalhados pelo país. 

O ex-presidente chamou Palocci de “calculista, frio e simulador”. A declaração de Lula chama atenção. Afinal, Palocci foi por longo tempo homem de confiança de Lula e, inclusive, poderoso ministro da Fazenda no primeiro mandato do petista. Durante toda sua trajetória no Palácio do Planalto, o ex-ministro foi um árduo defensor do PT e do ex-presidente, atuando também no governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Agora, Lula usa palavras para desabonar seu antigo “melhor amigo”. 
O depoimento de Antonio Palocci ao juiz Sérgio Moro traz uma narrativa completa do modus operandi do PT no governo federal. As declarações do ex-ministro corroboram para explicar como funcionavam os escândalos de corrupção nas gestões petistas em Brasília, do mensalão ao petrolão. Lula sempre esteve à frente desses esquemas, que resultaram em desvios bilionários de recursos públicos. 
Palocci deu detalhes ao juiz Sérgio Moro dos pagamentos de vantagens indevidas durante os governos de Lula e Dilma, revelando um “pacto de sangue” do ex-presidente com a Odebrecht, no qual a empreiteira se comprometeu a pagar R$ 300 milhões ao PT. 
Palocci confirmou ainda que Dilma Rousseff sabia do esquema criminoso comandado por Lula. 
Ou seja, as declarações do Palocci são contundentes e reveladoras do perfil de Lula. Em outras palavras, o depoimento do ex-ministro tira definitivamente a sua máscara, pois trata-se de uma figura que militou por anos ao lado do petista e agora resolveu falar o que sabe – e não é pouca coisa. Isso explica essa reação virulenta de Lula a Palocci. 
O depoimento comprova o que muitos brasileiros já perceberam: Lula fez muito mais mal ao país do que bem, como costuma propalar. A era do PT no governo federal trouxe rombos bilionários ao país. Os governos de Lula e Dilma, seguramente, foram os mais corruptos da história nacional. O mensalão e o petrolão estão aí para mostrar o tamanho da conta que foi paga pelos brasileiros ao longo das últimas décadas. 
Lula fica sem defesa a partir do depoimento de Palocci. Sua condenação é certa diante de tantas provas e evidências de que o ex-presidente comandou pessoalmente os esquemas de corrupção que tanto sangraram o país nos últimos anos.