COLUNAS

min de leitura - #

Deputado de posição clara

Editoria de Política

| Edição de 02 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Eleito pela oposição, o deputado estadual Arilson Chiorato (PT), de Apucarana, que tomou posse na sexta-feira na Assembleia Legislativa do Paraná, diz que tem uma posição bem clara quanto ao governo estadual “Faremos uma oposição inteligente, sem politicagem. O que for bom para o povo do Paraná terá sempre o meu apoio. Já o que for ruim, lutarei contra, sem ideologia ou distinção partidária. Meu trabalho é pelo povo paranaense”, garante. Arilson Chiorato lembra que agora vai ter uma rotina dividida entre os trabalhos na Assembleia Legislativa, em Curitiba, e em Apucarana, onde vai implantar um escritório regional. “Daqui uns dias vamos inaugurar nosso escritório em Apucarana. Assim, estarei em Curitiba nos dias de sessão na Assembleia, e em Apucarana atendendo as pessoas da cidade e da região”.

Primeira sessão A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza nesta segunda-feira, às 16 horas, a primeira sessão ordinária do ano legislativo. É também a primeira ordinária ser dirigida pelo novo presidente, vereador Luciano Augusto Molina Ferreira (Rede). A sessão será específica para eleição das comissões permanentes e especiais.

No horário O novo presidente da Câmara de Apucarana, Luciano Molina, tem iniciado as sessões extraordinárias realizadas até agora sempre no horário marcado. Ele não permite um atraso qualquer sem um motivo convincente e pretende fazer o mesmo com as sessões ordinárias, que têm início às 16 horas. “Trata-se de um respeito aos vereadores e ao público”, alega.

Férias do Amaral O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral (PDT), transmite o cargo ao vice-prefeito Ilson Gagliano (PSD) nesta segunda-feira. O ato será às 8 horas no gabinete do prefeito, com a presença de assessores e servidores municipais, além de vereadores. Gagliano ficará responsável pela gestão municipal pelos próximos 15 dias, quando Miguel Amaral retornará das  férias.

“Pessutão” A Confraria Amigos da Bola, de Curitiba, fará nesta segunda-feira, a partir das 19h30, no Restaurante Madalosso, um jantar por adesão para homenagear várias personalidades do Paraná, entre elas o ex-governador Orlando Pessuti, pelos benefícios que ele proporcionou a Curitiba por ocasião da Copa do Mundo realizada no Brasil, com jogos na Capital.

Posse no TRE Gilberto Ferreira é o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em substituição a Luiz Taro Oyama. E Tito Campos de Paula é o novo corregedor e vice-presidente da Corte. Ferreira e Campos de Paula assumem o mandato de um ano nesta segunda-feira. Eles serão responsáveis por algumas definições das eleições municipais de 2020.
Início de ano O Congresso Nacional inicia nesta segunda-feira os trabalhos legislativos de 2019, em sessão solene conjunta da Câmara e do Senado. Será às 15 horas, no Plenário da Câmara dos Deputados. Na cerimônia, será lida mensagem encaminhada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), com as prioridades do Executivo para 2019. Bolsonaro deve mandar representante, por estar se recuperando de cirurgia. 

Previdência I Reeleito presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou que o debate sobre a reforma da Previdência - principal bandeira da equipe econômica de Jair Bolsonaro - deve durar, no mínimo, dois meses na Casa. Segundo o deputado, ainda é preciso saber os detalhes e a data do texto que o governo enviará ao Congresso.

Previdência II “Dependo de saber qual é o projeto que vem, quando vem, se vem, e aí tem toda uma tramitação regimental que eu não posso passar por cima”, afirmou Rodrigo Maia. “Se vem, vai passar pela CCJ [Comissão de Constituição e Justiça], comissão especial... isso leva, pelo menos, se for tudo bem, dois meses de debate, no mínimo”, completou.

Manobra I A decisão do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, de anular a manobra do plenário do Senado pelo voto aberto na eleição para a presidência da Casa e determinar que a votação fosse secreta provocou reações diversas dos senadores, muitos deles não gostando da decisão.

Manobra II “Amanheci com meu coração clamando por rebeldia, mas não vou estacionar um jipe com um cabo na frente do Supremo”, disse o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), numa referência à declaração do deputado Eduardo Bolsonaro, um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, que já disse que bastavam “um cabo e um soldado” para fechar o STF.

Vapt Vupt

Prefeitos do Vale pretendem ir a Curitiba, nesta semana, para primeiros contatos com novos deputados estaduais.
Gabinetes de parlamentares eleitos com votos na região serão bastante procurados já no início da Legislatura.    
O governador Ratinho Junior vai montar toda a estrutura do governo em Cascavel na quinta e sexta desta semana.
Ratinho Junior pretende se reunir com lideranças rurais e prefeitos durante o Show Rural Coopavel.