COLUNAS

min de leitura - #

Deputado e o pedágio

Editoria de Política

| Edição de 19 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O deputado estadual eleito por Apucarana, Arilson Chiorato (PT), anunciou nesta semana que pretende a partir do dia 1º de fevereiro se empenhar na questão dos pedágios do Paraná. Para ele, o preço cobrado pelo serviço, além de muito acima do preço justo, não condiz com a realidade do que se prometeu nos contratos “Nós temos aumento no pedágio todos os anos. Muitas obras que foram previstas no contrato até hoje não foram entregues. Temos que buscar justiça quanto a isso”, afirma. Ele lembra que em 2021 os contratos de concessão nas rodovias do Paraná se encerram e cabe ao povo paranaense decidir de qual maneira essas rodovias serão administradas. O deputado diz que vai iniciar o mandato já propondo a criação de uma comissão de acompanhamento das obras do pedágio no Paraná.

Atendimento O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Luciano Molina (Rede), está lembrando à população que, apesar do recesso parlamentar, o Legislativo está funcionando normalmente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Ele observa que no período de recesso só não são realizadas sessões ordinária, porém as portas estão abertas à população.

Nos gabinetes Luciano Molina observa ainda que os vereadores estão atendendo normalmente aos apucaranenses em seus gabinetes. Enquanto isso, eles também estão preparando projetos, requerimentos e indicações para serem apresentados logo após o recesso. “Estamos à disposição da comunidade para receber seus pedidos e sugestões”, afirma.

Horário pontual A Câmara de Apucarana volta a realizar sessões ordinárias a partir do dia 4 de fevereiro. O presidente da Casa, Luciano Molina, assegura que as sessões terão início pontualmente às 16 horas, conforme já avisado aos vereadores e conforme já foi praticado nas sessões extraordinárias deste ano. “A pontualidade será a marca registrada desta gestão”, afirma.

Em ação Apesar de estar em férias na administração municipal, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), não tem tido descanso nos últimos dias. Ele tem aproveitado a folga para tratar de assuntos de interesse do município junto ao governo do Estado. Enquanto isso, o vice Jair Milani (PP) vai dando continuidade ao seu plano de governo.

Enxugamento O governador Ratinho Junior (PSD) vai encaminhar no início de fevereiro à Assembleia Legislativa o projeto de lei que enxuga a máquina administrativa. A proposta prevê a redução de 28 para 15 o número de secretarias. O texto da proposta está sendo finalizado por uma comissão especial formada pela Casa Civil, Procuradoria-Geral do Estado e Controladoria-Geral.
Tarefa complexa Segundo o chefe da Casa Civil, Guto Silva, o projeto de lei que enxuga a máquina do governo do Estado traz as responsabilidades de cada secretaria e a destinação orçamentária. Ele diz que esta foi uma das tarefas mais complexas da Comissão Especial da Reforma Administrativa. Os recursos terão de ser distribuídos conforme as atribuições de cada pasta.

Presentes O prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Kuroda (PSC), foi recebido nesta semana, no Palácio Iguaçu, pelo governador Ratinho Junior. O prefeito presenteou o governador com um a caixa de uva Niágara e uma peça de queijo, produtos símbolos de Rosário do Ivaí que se destaca na produção de uva e leite. Na audiência foram discutidos vários projetos do município.

Movimentação I Relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sobre movimentações bancárias suspeitas do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL) aponta que, em um mês, foram quase 50 depósitos em dinheiro numa conta do senador eleito pelo Rio de Janeiro, no total de R$ 96 mil. O Coaf diz que não foi possível identificar quem fez esses depósitos.

Movimentação II O documento do Coaf traz informações sobre movimentações financeiras de Flávio Bolsonaro entre junho e julho de 2017. São 48 depósitos em espécie na conta do senador, concentrados no autoatendimento da agência bancária que fica dentro da Assembleia Legistativa do Rio de Janeiro (Alerj), e sempre no valor de R$ 2 m il.

Movimentação III O relatório afirma que o fato de os depósitos terem sido feitos de forma fracionada desperta a suspeita de ocultação da origem do dinheiro. A classificação do Coaf é feita com base numa circular do Banco Central que trata de lavagem de dinheiro. O Ministério Público do Rio está investigando movimentações atípicas de assessores parlamentares da Alerj. 

Vapt Vupt

Esta semana que passou foi de muita peregrinação dos prefeitos do Vale do Ivaí à Capital do Estado.         
Os gabinetes mais visitados foram os dos secretários Beto Preto, da Saúde, e João Ortega, da Sedu.     
O governador Ratinho Junior também recebeu em audiência, no Palácio Iguaçu, vários prefeitos da região.           
Prefeitos tentam liberação de recursos de projetos que estão parados no governo do Estado desde a gestão anterior.