OPINIÃO

min de leitura - #

Desenvolvimento urbano é planejado em Arapongas

Da Redação

| Edição de 15 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A revisão do Plano Diretor é uma oportunidade para Arapongas definir uma política de desenvolvimento urbano e também resolver alguns gargalos viários do município. Os trabalhos começaram há pouco mais de um mês e devem ser concluídos apenas no começo do ano que vem. Nesta semana, o município realizou a primeira audiência pública sobre o tema, quando ouviu sugestões da população.

A atualização do plano diretor se faz necessária em Arapongas. O documento que norteia a expansão urbana está ultrapassado. O município cresceu muito nos últimos anos, o que exige a adoção de novas políticas, principalmente de integração viária e de ocupação do solo. Além disso, é preciso planejar novas transformações urbanas que Arapongas terá em breve com a construção do Contorno Leste, que irá desviar o trânsito da Avenida Maracanã e promover o desenvolvimento de toda aquela região da cidade às margens no novo traçado da BR-369. Como bem sintetizou o prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC), uma nova Arapongas surgirá naquela região. Por isso, o Plano Diretor já deve prever esse desenvolvimento, que tem data e hora para acontecer. A construção do Contorno Leste está prevista para começar ainda neste ano e terminar em 2020, com investimento de R$ 120 milhões, incluindo as desapropriações e a obra em si.
A revisão do plano está sendo feita pela prefeitura em parceria com o curso de Engenharia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que vai prestar consultoria especializada. Apesar do estudo estar em fase inicial, algumas demandas são consideradas prioritárias no processo. Uma das principais diz respeito ao sistema viário. O município precisa realizar algumas obras de interligação dos bairros e também com o centro. A Zona Sul da cidade, por exemplo, conta com apenas um acesso, o que dificulta a locomoção das pessoas. Esse problema também afeta os eixos leste e oeste.
A setorização da expansão da cidade também é um ponto que deverá ser discutido no processo. A cidade conta com vários pontos de adensamentos populacionais que causam estrangulamento dos serviços.
A revisão do Plano Diretor, quando bem feita, traz resultados no desenvolvimento do município. Em Apucarana, o trabalho foi realizado com sucesso recentemente, quando o município apostou na verticalização e hoje tem inúmeros prédios em construção. Arapongas, certamente, também saberá aproveitar essa oportunidade de promover a transformação urbana da cidade, que deve ser impulsionada com a construção do Contorno Leste ainda neste ano