CIDADES

min de leitura - #

Desfile de 7 de Setembro será mais enxuto

Da redação

| Edição de 16 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Prefeitura de Apucarana anunciou medidas para ‘encurtar’ evento
A Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana (Promatur) está preparando as comemorações da Semana da Pátria. Em conjunto com as instituições militares, escolas e entidades, foram definidas algumas mudanças para este ano. A programação será mais enxuta e também foram estabelecidas novas regras para o tradicional desfile de 7 de setembro. Uma das mudanças é o fim do desfile nos distritos.

Imagem ilustrativa da imagem Desfile de 7 de Setembro será mais enxuto


O 30º BIMec comunicou a impossibilidade de participar dos eventos nos distritos. “Levamos essa situação para as diretoras de escolas, que decidiram em participar somente do desfile principal”, adianta a professora Maria Agar, secretária da Promatur. 
Outra mudança é que a parada cívica será iniciada na Rua Clóvis da Fonseca e encerrada na Praça Rui Barbosa. Visando garantir maior segurança e agilidade nas apresentações, haverá uma limitação no número de participantes. “A intenção é fazer um desfile bonito e compacto para que não se torne cansativo para quem está assistindo”, argumenta Maria Agar. 
A quantidade máxima de participantes por entidade será de 200 pessoas e o número de veículos motorizados por instituição não poderá exceder a 10. 
Os representantes de cada entidade deverão assinar um termo de responsabilidade, exigência que também se estenderá aos cavaleiros. Outra preocupação é quanto à dinâmica do desfile. “Não serão permitidas paradas para evoluções no percurso, que deverão acontecer de forma contínua sem prejuízo no andamento do desfile, evitando assim prolongamentos desnecessários”, esclarece a secretária da Promatur, acrescentando que a orientação também é evitar manifestações políticas e ideológicas. 
As entidades terão até amanhã (17) para confirmar a participação, procedimento que deverá ser feito por e-mail ([email protected]). “Já o mapa com o posicionamento das entidades será disponibilizado no site da prefeitura a partir do dia 27 de agosto”, informa.
A programação alusiva à Semana da Pátria será aberta no dia 1º de setembro, às 9 horas, no Platô da Praça Rui Barbosa.