CIDADES

min de leitura - #

Dez mil elegem conselheiros tutelares

ALINE ANDRADE

| Edição de 08 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A população de toda a região teve a oportunidade de escolher anteontem os novos conselheiros tutelares que irão atuar pelos próximos 4 anos. Nos três maiores municípios da região, mais de 10 mil eleitores foram às urnas. Os eleitos devem assumir os cargos a partir do dia 10 de janeiro de 2020. 

Em Apucarana, 4.777 votantes compareceram ao Colégio Braga Cortes para a eleição. Os cinco candidatos mais votados, que irão assumir os cargos de conselheiros no dia 10 de janeiro de 2020, foram os seguintes: Amália Costa Bittencourt Zielonka de Mello ; André dos Reis Avelar; Camila Maiara Campideli; Juliane de Lima e Maria Luzinete Carvalho do Nascimento Pereira (ver quadro nesta página). 
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, que a votação transcorreu em clima tranqüilo, sem o registro de qualquer incidente. “A votação foi acompanhada por integrantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e do Ministério Público que, diante da boa conduta dos eleitores e dos candidatos, não precisaram intervir”, comentou a secretária. 
Ana Paula Nazarko informa que os eleitos irão participar, a partir de novembro, de uma capacitação técnica. “A empresa especializada está sendo licitada e irá ministrar conteúdo específicos sobre legislação e outros temas ligados ao desempenho da função de conselheiro tutelar”, explica. 
A secretária explicou ainda, que devido a uma mudança na lei municipal, a partir deste ano, 20 suplentes foram qualificados durante a votação. “Devido ao grande número de desistência de conselheiros eleitos que tivemos nos últimos anos, entendemos a necessidade de termos mais suplentes preparados para assumir os cargos, caso seja necessário”, explicou Ana Paula. 

ARAPONGAS
Em Arapongas, a eleição do Conselho Tutelar foi considerada a maior já realizada no município, com a presença ativa de 3.668 eleitores. De acordo com os organizadores, mesmo com grande público, a votação aconteceu de maneira tranquila nas dependências do Colégio Estadual Marquês de Caravelas. Ao todo, 19 candidatos concorriam às cinco vagas de conselheiros tutelares (titulares), já os demais candidatos vão ocupar os cargos de suplentes, por ordem de votação. 
Os cinco cargos principais dentro do órgão foram ocupados por mulheres, sendo elas: Eliane Girassol; Helô Hollandini; Fernanda Moreira de Freitas; Martha Marchiori e Cristiane Sanches Candreva. 
Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ismailda Ferreira de Lima da Silva, Arapongas teve uma eleição expressiva, dentro da ordem. 
Ela destaca que a utilização de urnas eleitorais eletrônicas foi uma experiência nova para a Comissão Eleitoral e para os eleitores, em termos de Eleição do Conselho Tutelar. “Todo o trabalho foi conduzido de forma transparente, com acompanhamento e fiscalização do Ministério Público e grande apoio da Justiça Eleitoral da Comarca. Servidores de diversas secretarias do município atuaram como mesários, contribuindo para que o pleito fosse realizado. O CMDCA agradece a todos que contribuíram com o processo eleitoral, e, principalmente, à Comissão Eleitoral, que conduziu o processo com afinco e de forma ilibada”, disse. 

IVAIPORÃ
Em Ivaiporã as eleições também transcorrem de forma tranquila no Colégio Estadual Idália Rocha, onde compareceram às urnas 1.616 eleitores. Foram eleitos para conselheiros Nilson Bonfim, Anderson Souza, Lucas Leão, Edcarlo faria Cocão e Sandra Maria.