CIDADES

min de leitura - #

Dia D de Multivacinação será realizado amanhã

DA REDAÇÃO

| Edição de 15 de outubro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana realiza amanhã a Campanha Nacional de Multivacinação, das 8 às 17 horas, em 26 pontos de vacinação da cidade, ou seja, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que contam com sala de vacinação. O Dia D da imunização em todo o país visa atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. A Campanha Nacional de Multivacinação ocorrerá até o dia 29 de outubro.

De acordo com levantamento da 16ª Regional de Saúde (RS), nenhuma das 8 vacinas atingiu a cobertura vacinal esperada nos municípios da região neste ano. Dos 17 municípios, apenas Arapongas atingiu a cobertura esperada para a vacina BCG. Em relação aos demais imunizantes existe defasagem na cobertura.
O secretário municipal da Saúde de Apucarana, Emídio Bachiega, explica que a população-alvo deve comparecer aos postos de vacinação para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacinal atualizado. “Os objetivos da campanha são oportunizar o acesso às vacinas contempladas no Calendário Nacional de Vacinação, atualizar a situação vacinal e melhorar as coberturas vacinais, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis”, relaciona Bachiega.
Entre as vacinas que estarão disponíveis nos postos na campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). 
REGIÃO
Em Arapongas, a ação será desenvolvida em Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que possuem sala de vacinação, no Centro de Vacinação Infantil (Rua Perdizes, nº 1420 – centro) e nos três Prontos Atendimentos 18 Horas (Conjunto Flamingos, Palmares e no Petrópolis), das 9h00 às 17h00. De segunda a sexta-feira, o município também tem realizado a vacinação. 
Em Jandaia do Sul, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão realizando a Campanha Multivacinação das 08 às 17 horas no sábado. Após esta data, a vacinação segue na UBS Maria Borba, Damásio Brito da Silva, Dr Ivoly Gento Palma, Massahiro Oga ou Lázaro de Paula Rodrigues, das 08 às 11 horas e das 13 às 16 horas. (ALINE ANDRADE)