CIDADES

min de leitura - #

Dia das Crianças movimenta comércio

CINDY SANTOS

| Edição de 09 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

o Dia das Crianças se aproxima e aumenta as expectativas do comércio que espera um crescimento de até 20% nas vendas, em Apucarana.  Gerente de uma loja de variedades, Fabiano Hegeto, considera a data uma das melhores do ano para incrementar as vendas e afirma que, nos últimos dias, sentiu grande melhora no movimento de clientes em busca de brinquedos. 

Para superar os resultados do ano passado, o estabelecimento vai funcionar até mais tarde na sexta-feira e no sábado. “Vamos atender em horário diferenciado na sexta até as 20h e no sábado até 15h para vender até 20% a mais que no ano passado”, conta. 
A gerente de uma loja especializada em brinquedos, Laurentina Machado, também percebeu maior fluxo de clientes no início desta semana e assegura que as vendas já começaram a crescer. Ela também aposta em um aumento de até 20%. “A tendência é que o número de vendas cresça bastante dois dias antes da data. Mas já senti uma boa melhorada”, garante. 
Proprietária de outra loja especializada, Annielle Avanci Carletto, conta que a procura começou na semana passada tanto para compras quanto para pesquisa de preço. “Muitas pessoas vêm pesquisar preço e acabam antecipando o presente com medo de ficar sem”, afirma. 
Segundo ela, os brinquedos tradicionais como bonecas e carrinhos continuam em alta. Contudo, também há grande procura pelas novidades do momento. “A Barbie voltou com tudo e está tendo bastante saída. Tive que repor o pedido do Dia das Crianças porque vendi todas. Já aquela massinha slime também está muito em alta e tem bastante procura”, comenta.

PESQUISA
Faltam poucos dias para a data e muita gente ainda está pesquisando para encontrar o produto com melhor preço. A dona de casa Nicole Leonel Ferreira, 20 anos já começou a procurar os presentes para os três filhos de 3, 4 e 7 anos. Ela considera o Dia das Crianças uma data muito importante que não pode passar em branco. “Todo ano eu presenteio meus filhos, porque é um dia muito importante para eles”, comenta. 
A aposentada Tarsila Oliveira, 61 anos ainda não decidiu o que vai comprar para o afilhado e está andando de loja em loja procurando o melhor preço. “Será apenas uma lembrancinha”, comenta. 
A empresária Suzi da Rocha, 37 anos, também está pesquisando valores para garantir um bom presente para a filha de 7 anos. Ela procura qualidade e bom preço. “Ainda não decidi o que vou comprar. Estou apenas pesquisando”, diz.  

Procon destaca que é preciso atenção à segurança
De acordo com o diretor do Procon Apucarana, advogado José Carlos Balan os consumidores devem ficar de olho se o brinquedo tem o selo do Inmetro e também verificar a faixa etária descrita na embalagem do produto, para garantir a segurança dos pequenos. “Não importa se o produto é nacional ou estrangeiro, o selo garante que o produto não vai causar nenhum risco ou problema de saúde.Existem produtos de origem desconhecida e até tóxicos que podem comprometer a saúde da criança. E existem muitos brinquedos com peças pequenas que em um momento de descuido, a criança pode engolir”, observa. 
Pesquisar os preços antes de efetuar as compras para o dia das crianças e verificar a política de troca de produtos do estabelecimento são outras orientações do diretor. “Muitas vezes a pessoa compra para presentear a criança e não tem informação sobre a numeração e quando não serve. É recomendável que a pessoa converse com o lojista sobre a possibilidade de troca, pois não havendo defeito o estabelecimento não é obrigado a trocar”, alerta. 
Ballan também pede que a população tenha bom senso na hora de gastar dinheiro e evite comprar além do limite para não comprometer a renda.