CIDADES

min de leitura - #

Dia dos Namorados movimenta varejo

CINDY SANTOS

| Edição de 12 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os comerciantes estão otimistas em relação ao movimento no Dia dos Namorados, comemorado hoje. Em Apucarana, a expetativa é um aumento moderado nas vendas, entre 5 a 10% em relação ao ano passado. Segundo a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Aida Assunção, o consumidor tende a manter uma postura mais cautelosa diante do atual cenário econômico. 

Imagem ilustrativa da imagem Dia dos Namorados movimenta varejo

“Não houve o crescimento que a gente gostaria, mas esse ano está melhor do que o ano passado. Por enquanto o país na dependência da Reforma da Previdência, e a população está insegura. Mas os comerciantes estão muito otimistas. Crescendo de 5 a 10% está excelente”, observa. 
Aida, que também é proprietária de uma floricultura, ressalta que os comerciantes estão desenvolvendo estratégias para atrair a clientela e que as táticas estão dando resultados positivos. “Cada comerciante define estratégias para atrair os clientes e aquecer as vendas. Seja com produtos diferenciados ou um atendimento especial. É preciso usar a criatividade para atrair o consumidor, justamente porque o momento ainda é incerto”, afirma. 
Gerente de uma loja de roupas femininas, Julia Coelho, tem boas expectativas, principalmente por conta do horário de atendimento que foi estendido até às 22 horas ontem. “O horário diferenciado ajuda vender mais. Assim os clientes que trabalharam ou que não têm tempo durante o horário comercial, aproveitam que a loja fica aberta até mais tarde. Com certeza, é uma oportunidade para incrementar as vendas”, analisa.
Já Heloisa Rocha, gerente de uma loja de roupas masculinas, acredita que o movimento maior será hoje. A expectativa dela é que as vendas cresçam até 10%. “Nos outros dias o movimento estava meio fraco, poucas pessoas comprando presentes. Mas o brasileiro deixa tudo para última hora”, comenta. 

ARAPONGAS
A Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (Acia) projeta um crescimento em torno de 5% nas vendas para a data. “A gente sentiu uma recuperação no dia das mães e acreditamos que pode melhorar. O comércio está começando a reagir e engrenar”, comentou a presidente da Acia, Evelyse Segura,  por meio da assessoria de comunicação. 
Para o proprietário de uma ótica e relojoaria, Wesley Squilino, a meta de crescimento é um pouco maior. “A minha expetativa é que as vendas aumentem 7%”, diz. O empresário confia que o movimento atingirá o ponto alto nesta quarta-feira, por conta das pessoas que deixaram para comprar presentes na última hora.