POLÍTICA

min de leitura - #

Diálogo na pandemia

Da Redação

| Edição de 14 de maio de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O prefeito Junior da Femac reiterou ontem que vem conversando com todos os segmentos da sociedade apucaranense em relação à pandemia da Covid-19. “Estamos mantendo um diálogo franco e aberto com todas as pessoas que nos procuram, notadamente, da área de prestação de serviços, e que estão interessados em retomar suas atividades”, comentou Junior, relatando que ontem recebeu representantes do Clube de Campo Água Azul. Ainda ontem, o prefeito também se reuniu com um grupo de representantes do setor de eventos. “O diálogo vai continuar e, gradativamente, de acordo com o quadro da pandemia no município e região, as decisões serão tomadas”, anunciou Junior da Femac, lembrando que, na semana passada, foram liberadas as missas e cultos nas igrejas, mediante o cumprimento de várias exigências preventivas.

Consignados A Prefeitura de Apucarana tem cobrado das gerências locais de bancos, o cumprimento do Decreto Municipal Nº 165/2020. Ele prevê uma prorrogação de até 90 dias na cobrança de parcelas de empréstimos consignados de servidores públicos municipais. O Procon de Apucarana já remeteu notificações aos bancos que, em caso de descumprimento, poderão ser multados. 

Entrega de cartões Os quase 10 mil cartões do Programa Comida Boa destinados a Apucarana pelo Governo do Paraná começaram a ser entregues hoje. Os beneficiários poderão retirar os cartões em 56 escolas e centros municipais infantis, além de outros pontos estratégicos instalados na área central, em um total de 80 locais. A listagem com nome das pessoas pode ser consultada no site da prefeitura.

Concursados O presidente do Legislativo apucaranense, Luciano Molina, recebeu na tarde de ontem a contadora Leila Tiyomi Hirakuri e o copeiro, Matheus Moreira Santos, aprovados no concurso público realizado no início deste ano. Estes foram os primeiros convocados do ceretame. “Recebemos e demos as boas-vindas aos nossos futuros servidores, que, a partir de junho, estarão no quadro efetivo da Câmara Municipal de Apucarana”, disse Molina.

TAC cumprido Ao convocar a contadora, o presidente Molina está cumprindo o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que firmou em julho de 2019, junto à 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Apucarana. Já, a convocação do copeiro está sendo feita uma vez que a atual servidora que está na função, encontra-se afastada por ser do grupo de risco, em função da pandemia de Covid-19.
Sem futebol Durante a reunião que determinou a manutenção do funcionamento de bares e restaurantes de Ivaiporã, ficou decidido também que as atividades em campos de futebol e demais praças esportivas devem continuar proibidas no município. No entanto, esta posição pode ser revista dentro de 15 dias, já que uma nova reunião deverá ser marcada para reavaliar a situação.

Sérgio Souza O deputado federal Sérgio Souza, em entrevista concedida ao jornal O Presente, de Marechal Cândido Rondon, afirmou que não toma lado na briga entre o presidente Bolsonaro e o ex-ministro Sérgio Moro. “Não tem lado. É preciso analisar de forma técnica. A briga política, ou levar isso para um momento de crise política, institucional no país, para o governo, é muito ruim. O momento é de tentarmos unir forças ao máximo possível para reduzir os efeitos da pandemia.

Sem impeachment Outro ponto importante que Sérgio Souza destacou é que não há ‘clima’ para um impeachment presidencial em Brasília. “Tem pedido de CPI e impeachment, mas não há clima dentro do Congresso para isso e nem maioria. No Congresso, a grande maioria está focada nas ações de combate ao coronavírus”.

Negativo Laudos entregues pelo governo ao Supremo Tribunal Federal (STF) indicam que o presidente Jair Bolsonaro teve resultado negativo nos exames para o novo coronavírus. Os documentos só foram divulgados após o jornal “O Estado de S. Paulo” entrar na Justiça pedindo acesso. Antes, o presidente já tinha anunciado os resultados negativos em redes sociais, mas se recusava a mostrar os laudos em si.