COLUNAS

min de leitura - #

Diretoria da Copel

Editoria de Política

| Edição de 11 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador eleito Ratinho Júnior (PSD) anunciou ontem os nomes que vão compor a diretoria da Companhia Paranaense de Energia (Copel). O presidente da estatal será o empresário Daniel Pimentel Slaviero, a diretoria financeira permanece com Adriano Rudek de Moura e a presidência da Copel Telecom fica com Wendell Oliveira. O novo presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, é neto do ex-governador Paulo Pimentel e irmão do atual vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel. Slaviero é diretor do SBT em São Paulo. É formado em administração de empresas e já foi presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). “Estou escolhendo para fazer parte do meu governo nomes que sejam mais técnicos e que tenham experiência no setor onde irão trabalhar”, disse Ratinho Júnior. 

Nome certo Prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) já dão como certo o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), como o futuro secretário estadual de Saúde na gestão do governador eleito Ratinho Júnior (PSD). Tanto que já contam com Beto Preto no apoio aos projetos do Cisvir a partir de 2019.

Apoio Para o prefeito de Marumbi Adhemar Rejani (MDB), o Cisvir tem que aproveitar a condição de Ratinho Júnior como governador, já que ele é de Jandaia do Sul, e também a de Beto Preto à frente da saúde pública do Paraná, para buscar recursos visando atender às demandas do consórcio. Até ontem, Beto Preto ainda não havia sido oficializado como secretário de Saúde.

Pedidos de vista A sessão da Câmara de Apucarana, anteontem, teve dois pedidos de vista. O vereador Deco (PR) quer saber o conteúdo do projeto da Márcia Sousa (PSD), que proíbe a queima de fogos de artifício com estampidos. Já Márcia Sousa quer saber detalhes do projeto de Lucas Leugi (Rede), que acaba com a tarifa mínima da água. Projetos só voltam à pauta em 2019. 

Inaugurações O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC), entrega nesta semana duas importantes obras à comunidade. Hoje, às 9 horas, será inaugurada a sede do Procon, com investimentos de R$ 599,1 mil. Neste sábado, às 9 horas, será entregue o Meu Campinho no Conjunto Flamingos. Obra teve um custo de R$ 392,7 mil em convênio com o Estado.

Borrazópolis Disputando com chapa única, o vereador César da Silva Soares (PSL), o César do Posto, foi eleito presidente da Câmara de Borrazópolis em sessão realizada anteontem. A chapa obteve seis votos a favor, contra três em branco. Como vice ficou Osvaldino Mendes da Silva (PSL), o Bazuca; 1º secretário Rosimar Cerqueira (PP); e 2º secretário Arnildo Basílio Vieira (PSB).
Reeleição O atual presidente da Câmara de Borrazópolis, Marcelo Pires Rodrigues (PR), o Marcelão, até que tentou disputar a reeleição e tinha quatro votos da situação a seu favor. No entanto, precisava de um voto da oposição, que seria do próprio César do Posto, que acabou entrando na disputa. Por isso, Marcelão retirou sua chapa.

Defasada A Constituição Federal está defasada, mas não é o caso de se fazer uma nova. É o que pensa o deputado federal paranaense Alex Canziani (PTB), que participou recentemente de solenidade em comemoração aos 30 anos da Carta Magna do Brasil. Para ele, a Constituição Brasileira continua atual, “embora precise ser alterada em alguns pontos”, de modo a ficar adequada à modernidade de hoje.

Evolução Para Canziani, as leis precisam acompanhar o dinamismo da sociedade, que naturalmente evoluem mais rápido do que as normas ou as regras jurídicas que são escritas, mas não é o caso de o Brasil se desfazer da atual Constituição. O deputado lamenta a existência de um movimento no sentido de se criar uma nova Carta. “É um absurdo! Temos que aprimorar sim, tem defeitos sim, mas não fazer uma nova”, diz.

Beto Richa O ex-governador Beto Richa decidiu ontem se afastar da presidência do PSDB do Paraná. Ele encaminhou seu pedido de afastamento diretamente ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O partido deverá ser comandado interinamente pelo prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel. 

Excelência O deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR) recebeu ontem, na Câmara dos Deputados, o prêmio Excelência Parlamentar da organização Ranking dos Políticos, por ter se classificado como o melhor parlamentar do Paraná entre 2015 e 2018, e o sétimo mais bem colocado de todo o Brasil.

Vapt Vupt

O Poder Judiciário do Paraná estará em recesso no período de 20 de dezembro a 6 de janeiro.         
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) adianta que mesmo no recesso vai atender em regime de plantão.         
Na região, a maioria das prefeituras vai dar férias coletivas de 20 de dezembro a 20 de janeiro.         
Durante as férias coletivas nas prefeituras funcionarão só serviços essenciais como saúde e limpeza pública.