CIDADES

min de leitura - #

Doações do IR garantem parque infantil em Ivaiporã

Ivan Maldonado

| Edição de 30 de junho de 2016 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) entregou ontem para a Casa de Vivência de Ivaiporã, o Parquinho da Comunidade. Os recursos para a construção da obra são do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA) e foram obtidos a partir da doação de Imposto de Renda (IR) da comunidade. No local, foram investidos aproximadamente R$ 30 mil.

Imagem ilustrativa da imagem Doações do IR garantem parque infantil em Ivaiporã

O fundo é administrado pelo CMDCA. O espaço inaugurado conta com campo de futebol suíço, parque infantil e é destinado a mais de 200 crianças e adolescentes atendidos pela Casa de Vivência que fica na Vila João XXIII.

O prefeito Luiz Carlos Gil (PSDB) comemora e agradece pessoas físicas e jurídicas que destinam parte do imposto de renda devido ao FIA. “Em vez do recurso ir para Brasília, o cidadão tem opção de destinar até 5% para o fundo municipal da criança e adolescente. Com a destinação, o dinheiro permanece no município”.

Segundo Carlos Gil, desde o início da atual gestão o fundo recebeu aproximadamente R$ 150 mil.

O presidente do CMDCA Jair Antônio Burato também agradece aos escritórios de contabilidade da cidade que segundo ele, têm sido fundamental na arrecadação dos recursos. “Nos últimos anos, fizemos um trabalho junto aos escritórios pedindo para que as pessoas fossem informadas da importância dessa doação. São recursos que a pessoa tem que pagar mesmo. Para o Governo Federal são valores que se tornam irrisórios, já para o município faz uma grande diferença”, comenta Burato.

Burato lembra que além dessa obra, já foram aplicados recursos do fundo na reforma do Projeto Renascer, além de bancar campanhas, palestras, cursos de capacitação, entre outros.