COLUNAS

min de leitura - #

Dois anos de Temer

Editoria de Política

| Edição de 13 de maio de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente da República, Michel Temer (MDB), completou ontem dois anos à frente do Palácio do Planalto, desde que a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) foi afastada pelo Congresso, denunciada por irregularidades durante seu governo. Temer assumiu no dia 12 de maio de 2016. Passados dois anos, Temer conduz um governo que ostenta queda da inflação e redução das taxas de juros, mas que carrega consigo altos índices de rejeição. Além disso, Temer é alvo de dois inquéritos da Procuradoria-Geral da República que apuram denúncias de corrupção. Compilação das mais de 200 pesquisas de avaliação de governo feitas pelo Datafolha nas últimas três décadas mostra que a média do atual presidente da República nesses 24 meses é pior até mesmo do que a dos antecessores que sofreram impeachment, Dilma Rousseff e Fernando Collor.

Parque da Juruba O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), considera o Parque Industrial da Juruba, que começa a ser implantado no município, um dos principais projetos de sua administração que deverá impulsionar a geração de emprego e renda no município. Ele observa que será um parque moderno, muito bem estruturado.

Estrutura Constituído de 237 lotes para instalação de empresas, o Parque Industrial da Juruba terá espaço reservado para unidades do sistema Sesi/Senai/Senac e Sebrae, praça de serviços, restaurante e com todos as ruas pavimentadas, facilitando a entrada e saída de caminhões. “É um projeto magnífico”, diz Beto Preto.

Requerimentos A Câmara de Apucarana realiza nesta segunda-feira, às 16 horas, a sua sessão ordinária. Da ordem do dia constam seis requerimentos de autoria dos vereadores. Não há nenhum projeto de lei novo. Além disso, durante a semana sessões extraordinárias limparam a pauta de votação de matérias enviadas em regime de urgência.

Cense Dos requerimentos a serem votados amanhã, destacam-se dois do vereador Luciano Molina (Rede). Ele cobra da Secretaria de Estado da Família e do Departamento Penitenciário (Depen) explicações sobre o projeto de construção do Cense (Centro de Detenção e Ressocialização) em Apucarana, que está há muito tempo parado.

Vereadora A suplente de vereadora Selma Maria Oliveira (PSDB) assumiu uma cadeira na Câmara de Borrazópolis em sessão realizada na última terça-feira. Ela substitui o vereador Valdinei Del Grande (MDB), o Di, que pediu licença para assumir a Secretaria Municipal de Saúde. O recinto da Câmara esteve tomado de populares.

Flores às mães O prefeito de Kaloré, Washington Luiz da Silva (PSDB) e a primeira-dama Solange Jucoski passaram o dia todo, na última sexta-feira, entregando flores para as mães residentes no município. As flores foram distribuídas na cidade, no Distrito de Jussiara e demais localidades rurais.

Visita a obras O prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (PROS), tirou um tempo na última sexta-feira para visitar as obras de revitalização da Avenida das Indústrias, que corta o Parque Industrial localizado às margens da BR-376. Ele estava acompanhado do vereador Edair da Silva (DEM). Obras visam dar mais comodidade às empresas.

Em liberdade O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, determinou no início da noite de sexta-feira a soltura de Paulo Vieira de Sousa, ex-diretor da Dersa, empresa paulista de infraestrutura rodoviária. Ele estava preso desde o dia 6 de abril na penitenciária de Tremembé-SP, em razão de suposto desvio de recursos nas obras do Rodoanel Sul, Jacu Pêssego e Nova Marginal Tietê.

Família Herzog I O engenheiro Ivo Herzog, filho do jornalista Vladimir Herzog, divulgou ontem carta que enviou ao ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, sobre o memorando da CIA (serviço de inteligência dos Estados Unidos) que revela novos fatos envolvendo o Estado na morte de seus opositores durante a ditadura militar, sob a presidência do general Ernesto Geisel (1974-1979).

Família Herzog II Na carta, Ivo Herzog pede que o Brasil solicite ao governo dos EUA a liberação completa dos registros feitos pela CIA que documentam a participação de agentes do Estado brasileiro em operações para torturarem ou assassinarem cidadãos brasileiros. Vladimir Herzog foi morto em outubro de 1975 sob tortura pelos militares após ser detido nas dependências do DOI/CODI.

Vapt Vupt

A governadora Cida Borghetti (PP) se reuniu ontem na Expoingá com prefeitos do norte e noroeste.
Governadora justifica que procura aproximar mais o governo dos municípios do interior.            
Prefeitos não perdem a oportunidade de se reunir com Cida Borghetti visando obtenção de recursos.
Com suas receitas em baixa, municípios se sustentam nas parcerias com o Estado para fazer obras.