CIDADES

min de leitura - #

Doze anos da Lei Maria da Penha é tema de palestra

Da redação

| Edição de 08 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Militante na luta pela igualdade racial e de gênero há 41 anos e atualmente coordenadora da Central de Movimentos Populares do Paraná,  a ativista Maria José Barbosa,  Mazé, participou ontem, na Praça CEU, de uma reunião ampliada organizada pelo Conselho Municipal dos Diretos da Mulher de Apucarana. 

Imagem ilustrativa da imagem Doze anos da Lei Maria da Penha é tema de palestra

O evento celebrou os 12 anos da Lei Maria da Penha. Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei Federal nº 11.340,um importante marco para a defesa dos direitos das mulheres no Brasil. “Hoje, perguntado para as pessoas, elas vão dizer que conhecem a Lei Maria da Penha, mas no dia a dia percebemos que é necessário um maior aprofundamento sobre sua aplicabilidade. E isso é fundamental que aconteça, sobretudo, no campo de atuação dos gestores públicos e conselheiros municipais. Tem que conhecer para poder falar para outras pessoas, para que seu conteúdo incida verdadeiramente sobre a vida da mulher vítima de violência. Do contrário, vira apenas um livro, um discurso”, comentou a mobilizadora popular.
Segundo revela, a Lei Maria da Penha trouxe avanços, mas ainda há muitos casos que não chegam ao conhecimento das autoridades. 
Ela também defende a ampliação dos centros especializados de atendimento. “A vítima precisa ter amparo após a denúncia e isso é política pública. O Paraná, por exemplo, é hoje o terceiro estado com menos unidades de atendimento no país, com 0,67% de unidades para cada 100 mil mulheres, ou seja, menos de uma unidade para cada 100 mil mulheres”, informou Mazé. Apenas Bahia e Alagoas têm índices piores.