COLUNAS

min de leitura - #

Duplicação de contorno

Editoria de Política

| Edição de 18 de maio de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Engenheiros do DER e da concessionária Rodonorte apresentaram ontem ao prefeito, Beto Preto e ao secretário de Obras, Herivelto Moreno, o projeto de duplicação do Contorno Sul de Apucarana. A obra, com custo estimado em R$ 70 milhões, deve começar em outubro e ser finalizada em 2021. Essa foi a terceira reunião técnica para discutir o projeto, considerando que o prefeito Beto Preto (PSD) reivindicou algumas alterações para melhor atender os usuários do Contorno Sul. Os 11 quilômetros do trecho serão totalmente duplicados e também estão previstos um viaduto e duas trincheiras nos pontos em que o contorno cruza com a estrada do Rio Bom; nas proximidades da Vila Rural Nova Ucrânia; e na Rua Sussumo Shimura. 

Pelo lado leste Beto Preto anuncia que, a partir de agora, irá concentrar esforços visando a construção do Contorno Leste de Apucarana. O projeto prevê pista dupla na ligação da região do aeroporto com o Parque Industrial Norte, nas proximidades da Facnopar. Conforme avalia o prefeito, a decisão com relação à execução deste contorno deve sair no próximo governo do Estado.

Obra esperada “Trata-se de uma obra muito esperada, pois poderá desafogar o tráfego na Avenida Minas Gerais e contribuir para a criação de novas alternativas para expansão industrial de Apucarana”, assinala o prefeito Beto Preto. O Contorno Leste, conforme avalia, irá garantir mais agilidade e segurança para quem trafega no sentido Curitiba-Londrina, ou no sentido inverso.

Reforma de UBS Após levantamento conduzido pelo setor de engenharia da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), começa a ser definido um cronograma para reformas e ampliações nas 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) e mais 6 postos de apoio à saúde básica, em Apucarana. O planejamento financeiro dos investimentos está a cargo do secretário Marcello Machado.

FPM menor Prefeituras recebem hoje o segundo repasse de maio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Prefeitos vão ficar sabendo que o montante é 0,08% menor em relação a igual período do ano passado, sem  contar a inflação. Com a inflação, a queda é maior, ou seja, de 2,47%, o que já faz falta às prefeituras.

Acumulado De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), no acumulado do ano, no entanto, o FPM registra um crescimento de 8,86% em comparação com igual período de 2017 em termos nominais (sem a inflação). Com os efeitos da inflação, o crescimento é de 5,96%, considerado bom.
Feriados O vereador Anderson Toledo (PROS), o Toledinho, de Cambira, defende um disciplinamento dos feriados e recessos no município. Segundo ele, havendo um calendário de feriados e de pontos facultativos durante o ano, fica mais fácil para os servidores municipais se programarem para aproveitar esses dias de descanso.

Assalto A vereadora de Kaloré, Rita de Cássia Mercúrio do Couto (PSD), e toda a família foram vítimas de assalto na madrugada de ontem. Bandidos armados e com capuzes invadiram a casa, trancaram todos num cômodo e levaram vários pertences. Tentaram levar o carro, mas desistiram ao saber que o veículo é rastreado.

Sérgio Souza I A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas elegeu, nesta quarta-feira, o deputado Sérgio Souza (PMDB-PR) para comandar o colegiado neste ano. O senador Jorge Viana (PT-AC), que o ocupou o cargo de presidente em 2017, foi designado relator. A escolha do vice-presidente ficou para o dia 23 de maio. Criada em 2008, a comissão é composta por 11 senadores e 11 deputados e igual número de suplentes. 

Sérgio Souza II A comissão tem a função de acompanhar as ações do governo para combater os impactos ambientais e socioeconômicos das alterações climáticas globais. Entre suas ações está o Plano Nacional de Mudanças Climáticas, produção de energia de fontes renováveis, incentivo à ocupação ordenada do solo e gerenciamento de resíduos sólidos. 

Mais prazo O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu ontem mais 90 dias para os partidos apresentarem, complementarem ou corrigirem as prestações de contas referentes ao ano de 2017. O prazo conta a partir do dia 30 de abril. A decisão foi tomada no âmbito da análise de um pedido assinado pelos partidos Avante, PCdoB, PMDB, PMN, PPS, PP, PROS, PSDC, PRP, PTB, PTC e PT.

Vapt Vupt

A governadora Cida Borghetti (PP) percorreu ontem as regiões de Jacarezinho e Cornélio Procópio.        
Nos próximos dias, Cida Borghetti deverá visitar municípios da região polarizada por Ivaiporã.
Prefeitos estão no aguardo das convenções partidárias para definir seus candidatos ao governo.
Pré-candidatos a deputados estaduais e federais também estão percorrendo municípios do Vale.