OPINIÃO

min de leitura - #

É preciso conscientização para evitar queimadas

Da Redação

| Edição de 13 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os incêndios ambientais são um problema em várias cidades do Paraná. Com o tempo mais seco neste primeiro semestre, o número de queimadas aumentou consideravelmente no Estado em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados do Corpo de Bombeiros do Paraná, foram 3.793 casos nos seis primeiros meses deste ano contra 2.516 registrados de janeiro a junho de 2017, um aumento de 44%.

Segundo o Corpo de Bombeiros, Apucarana é a terceira cidade do Estado com maior incidência, com 206 casos. O município está atrás apenas de Paranavaí (391 registros) e Maringá (298). O número de ocorrências de queimadas em Apucarana subiu 98% na comparação com o primeiro semestre de 2017, quando foram registradas 104 queimadas. 
O ano atípico colabora para esse quadro. Os incêndios ambientais costumam ser mais frequentes entre julho e agosto, por conta do tempo seco. No entanto, a falta de chuvas dos últimos meses antecipou o problema. 
Na verdade, a situação está relacionada à falta de informação e de bom senso de muitas pessoas. Em muitos casos, são moradores que colocam fogo em restos de vegetação para promover a limpeza de seus quintais. É preciso evitar esse tipo de atitude. Até porque provocar incêndios sem a devida autorização, seja em florestas ou em centros urbanos, é considerado crime ambiental, e pode gerar multa e detenção de até quatro anos. 
Os incêndios ambientais trazem riscos à segurança da população, com a possibilidade de propagação das chamas em moradias, e também à saúde, pois agravam doenças respiratórias, por conta da inalação da fumaça. Nesses períodos secos, com muitas queimadas, os atendimentos disparam nas unidades de saúde. 
Diante desse quadro, é fundamental a conscientização. O Corpo de Bombeiros tem algumas recomendações para evitar novos focos de incêndios, como não colocar lixos em terrenos baldios, não soltar balões e não jogar bitucas de cigarros perto de rodovias, principalmente nas regiões com mata.
Caso alguém presencie outra pessoa colocando fogo sem autorização, o órgão alerta que é preciso ligar imediatamente para o telefone 193 e fazer uma denúncia. Há equipes disponíveis 24 horas por dia para atender as demandas. 
As pessoas precisam, portanto, colaborar. Não colocar fogo em vegetação não deveria exigir nenhuma recomendação. É uma questão de civilidade e de respeito ao próximo. Algo que deveria partir das pessoas sem nenhum tipo de cobrança.