OPINIÃO

min de leitura - #

​ É preciso senso crítico para fugir das fake news

Da Redação

| Edição de 21 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Causou enorme repercussão nesta semana reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo que denunciou um esquema de divulgação de mensagens pelo WhatsApp com notícias falsas na véspera do primeiro turno. Segundo a reportagem, empresas de marketing digital foram contratadas por empresários interessados no resultado do pleito para divulgar conteúdo inverídico em milhares de grupos do aplicativo. 

Na última sexta-feira, o WhatsApp anunciou que está “tomando medidas legais imediatas para impedir empresas de enviar mensagens em massa”. A companhia também informou que baniu contas associadas a estas empresas. No comunicado, a assessoria da empresa informou que foram canceladas também “centenas de milhares de contas durante o período das eleições no Brasil”. 
As fake news (notícias falsas) tornaram-se um grave problema em todo mundo e também passaram a ser utilizadas de forma maciça em campanhas eleitorais. Aconteceu nos Estados Unidos, na eleição de Donald Trump, e agora também está sendo utilizada na disputa presidencial brasileira. 
Independente dos políticos envolvidos, o assunto merece um debate nacional. A disseminação de notícias mentirosas representa um atentado à democracia.  
As fake News reforçam a importância do cidadão analisar a fonte da informação que está consumindo e, principalmente, compartilhando. Esse fenômeno mostra que a população precisa conhecer e escolher melhor onde busca o seu conteúdo noticioso. É preciso ver a origem e, principalmente, a credibilidade do veículo. Jornais e sites com credibilidade no mercado são sempre as fontes mais confiáveis. Se uma notícia importante e impactante não tiver sendo divulgada em um veículo reconhecido no mercado, é bem provável que se trata de um fake News.
Os consumidores de notícias e conteúdos precisam ficar mais vigilantes, não apenas no campo político, mas em todos os setores. Infelizmente, as fake news estão presentes em vários sites e redes sociais, desinformando a população. 
No caso das eleições, as autoridades precisam dar uma resposta. Por outro lado, a população precisa de bom senso. Nesta era da pós-verdade, é essencial senso crítico na hora de acreditar em uma denúncia e, principalmente, ao tomar a decisão de compartilhar tal conteúdo.