OPINIÃO

min de leitura - #

É preciso unir esforços para reduzir a violência

Da Redação

| Edição de 30 de novembro de 2016 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A violência é um dos principais problemas brasileiros. A população sente-se acuada pela criminalidade e vê os índices de assaltos, furtos, arrombamentos e homicídios aumentarem a cada ano. Apesar dos esforços dos órgãos de segurança, a situação é preocupante e exige uma política de Estado para conter o seu avanço.

As cidades da região, infelizmente, também estão nesse contexto. Em Apucarana, por exemplo, o número de assassinatos registrados em 2016 já supera o número de todo ano passado. Foram 21 crimes até agora contra 18 em 2015, um aumento de 16%.

O último caso ocorreu na madrugada de segunda-feira, quando um homem de 42 anos foi encontrado morto em uma construção abandonada na Avenida Santos Dumont, no Núcleo Habitacional Castelo Branco. A polícia está apurando a autoria e as motivações do crime.

É claro que muitos desses homicídios são passionais ou fruto de desentendimentos entre moradores de rua, como pode ter sido esse último óbito. Ou seja, são casos que engrossam as estatísticas e são de difícil prevenção. No entanto, a maioria tem relação com o tráfico de drogas, que é a porta de entrada para outros crimes, principalmente furtos e assaltos.

A Polícia Civil está investigando os crimes e assinala que já tem suspeitos identificados em quase todos os assassinatos registrados neste ano em Apucarana. É importante esclarecer esses casos à sociedade. É fundamental prender os responsáveis por essas mortes e também mostrar a relação com outros crimes, até mesmo para mapear as circunstâncias e achar maneiras, apesar da dificuldade, de prevenir outros casos do gênero.

No entanto, não deixa de ser preocupante essa escalada da violência. Não apenas em Apucarana, mas em todas as cidades da região. A questão dos assaltos, principalmente à mão armada, são extremamente preocupantes. Neste ano, houve apenas um latrocínio (roubo seguido de morte) em Apucarana, mas a possibilidade desses crimes assusta diante do aumento de roubos à mão armada, muitos deles realizados em residências, inclusive com reféns.

De modo geral, é preciso unir esforços para combater a criminalidade e também reduzir esses índices de violência. É uma tarefa que deve partir do governo do Estado, como o fortalecimento do efetivo e também da estrutura das policiais. Além disso, é importante a colaboração da sociedade, apoiando a polícia e também realizando um trabalho de prevenção e solidariedade para se proteger. Enfim, o combate à violência deve ser uma tarefa de todos.