OPINIÃO

min de leitura - #

Educação é Tudo!

Tiago Zardo

| Edição de 29 de abril de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

28 de Abril, dia da educação. E educação é tudo! Mas infelizmente no Brasil a educação é tudo o que mais falta! Falta educação financeira para aprendermos a gastar apenas o que recebemos, falta educação física para nos conscientizarmos sobre a importância da pratica de exercícios físicos no controle e prevenção de doenças crônicas, falta educação ambiental para nos conscientizarmos dos problemas de desperdício de energia e dos lixos jogados no chão, falta educação sexual par evitarmos os problemas de gravidez indesejada e de contágio com doenças infecciosas, falta educação social para formação de ética e moral, falta educação familiar para a formação de um bom caráter, falta educação alimentar, sentimental... Mas principalmente o que mais falta é a educação básica e fundamental de qualidade.
Durante toda a minha vida eu fui testemunha de problemas, dos mais básicos e cotidianos aos mais esdrúxulos e graves. Mas por que o Brasil não deu, não dá e não dará certo nunca? A resposta é muito simples: falta de educação!
E isso é tão fácil notar! Basta analisarmos as origens e as raízes dos diversos problemas de nossa nação ou de qualquer outra que não deu certo, todos tem um denominador comum: a falta de educação! E a coisa se torna ainda mais clara quando assunto descamba para a política, a economia, o meio ambiente, para a falta de investimentos nos setores básicos, para as injustiças e desigualdades sociais, para as pobrezas e misérias, os racismos e descriminações, a corrupção, os crimes... Não precisa ser nenhum Sherlock Holmes para descobrir que a origem de todas as mazelas é sempre a mesma: a falta de educação! E essa falta de uma educação decente é a grande culpada por repetirmos sempre o mesmo erro desse ciclo vicioso: têm-se mazelas porque não se investe em educação e por não se investir em educação se tem cada vez mais e mais mazelas! Mas será que é tão difícil entender que ao invés de tentarmos resolver todos os milhares de problemas do planeta, um a um separadamente, é muito mais fácil resolver apenas um e assim, consequentemente, resolvermos todos os outros? Será que é tão difícil entendermos que educação é tudo o que falta para realmente mudarmos as coisas na prática?
Todos os problemas são resolvidos com um forte investimento em educação. Sim, todos, até os pequenos e quase imperceptíveis probleminhas de furar fila, de jogar lixo no chão, de não dizer “obrigado”... Eu poderia listar inúmeros casos de eficiência quando o foco necessário foi dado à educação (Japão, Coréia, Finlândia... E os exemplos de melhorias seriam intermináveis) mas, ao invés disso prefiro citar Pitágoras, que a mais de mil anos atrás disse: “Eduquem as crianças para que não seja necessário punir os adultos”. Ou Darcy Ribeiro, que há vinte anos alertou: "Se os governadores não construírem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios". Infelizmente já podemos constatar os fatos. E contra fatos, não existem argumentos.
Mas enquanto ignorarmos que a educação é o único remédio realmente eficiente pra resolver tudo, fica valendo mais uma profética frase dita por Benjamim Franklin e que me causa muito temor: “A única coisa mais cara do que a educação é a ignorância”.