COLUNAS

min de leitura - #

Eleição na AMP

Editoria de Política

| Edição de 22 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Associação dos Municípios do Paraná (AMP) já tem definida chapa única para a nova diretoria da entidade para o biênio 2017/2019. A eleição acontece no dia 3 de abril, na sede da AMP, em Curitiba. A chapa “Paraná Unido” tem como candidato a presidente o prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto; o primeiro vice é o prefeito de Coronel Vivida, Frank Ariel Schiavini; e o segundo vice-presidente é o prefeito de Apucarana, Beto Preto. A eleição será promovida em Assembleia Geral que definirá o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e os Comitês Permanentes da Associação dos Municípios do Paraná. Os 75 nomes que compõem a chapa única são de todas as regiões do Estado. Eles renovarão o Conselho Diretor (com 9 integrantes), Conselho Fiscal (dez integrantes) e os 14 Comitês Permanentes da AMP.

Fora da Câmara I O vereador Paulinho Portela (PSD), de Faxinal, anunciou na sessão de segunda-feira sua licença da Câmara por tempo indeterminado. Ele comunicou ao presidente da Casa, Marcílio Vicente (PSC), que vai ocupar um cargo na administração do prefeito Ylson Cantagallo (PMDB), atendendo a um convite do prefeito.

Fora da Câmara II O vereador Paulinho Portela é funcionário concursado da Prefeitura de Faxinal e já foi presidente do Legislativo, tendo sido um dos mais votados nas eleições para a Câmara. Com a sua licença, assume vaga na Câmara o suplente Jair Pinto Siqueira (PMN), que já foi vereador por vários mandatos e uma vez prefeito. 

Com deputado  O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral (PSDB), esteve segunda-feira no escritório do deputado federal Sérgio Souza (PMDB), em Curitiba. Ele estava acompanhado do secretário de Obras, Jackson Martins, e do reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mauro Baesso. Na pauta, vários projetos de obras.

Emendas O deputado federal Sérgio Souza anunciou ao prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, a liberação de emendas impositivas ao município no valor total de R$ 900 mil para asfalto no Jardim Alto da Glória, à saúde e ao Instituto de Saúde Bom Jesus.

Cruzmaltina Quem esteve neste início de semana em Curitiba foi a prefeita de Cruzmaltina, Luciana Bueno de Camargo (PSDB). Ela conseguiu junto à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) R$ 100 mil para reforma da praça central. Ela também esteve na Cohapar tratando do projeto de construção de 80 casas. 
Viatura O prefeito de São Pedro do Ivaí, José Isalberti (PSDB), fará nesta sexta-feira, às 15h, a entrega de uma viatura para o destacamento da Polícia Militar. O veículo, conforme explica, foi conseguido junto ao governo do Estado por intermédio do deputado estadual Mauro Moraes (PSDB), um dos representantes do Município. 

Contas aprovadas O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) aprovou as contas de 2013 da prefeita de Manoel Ribas, Bete Camilo (PR). O relator do processo, Artagão de Mattos Leão, apresentou ressalvas nas transferências constitucionais de algumas receitas, porém que isso não causou prejuízo ao erário do município. 

Palestrante I O governador Beto Richa (PSDB) recebeu ontem convite para participar da 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que acontece dias 7, 8 e 9 de junho em Foz do Iguaçu. No evento, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), parlamentares discutem o Estado. 

Palestrante II Para o presidente da Unale, deputado estadual Adjuto Afonso (AM), a participação de Beto Richa é importante, pois o Paraná tem dado bons exemplos de gestão. “O Paraná é um exemplo de estado que dá certo. Por isso, queremos a presença dele num painel de governadores para contar a experiência de sua gestão”, explicou.

Drogas A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso, presidida na Assembleia Legislativa do Paraná pela deputada Claudia Pereira (PSC), aprovou ontem o parecer favorável à obrigatoriedade de informes publicitários com alertas contra as drogas antes das exibições de filmes nas salas de cinema do Paraná.

Vapt Vupt

Apesar das dificuldades, o prefeito de Novo Itacolomi, Moacir Andreola (PSD), se diz esperançoso.      
 Nos últimos dias, Moacir Andreola obteve várias conquistas para Novo Itacolomi junto ao Estado.          
Alguns prefeitos do Vale do Ivaí já preparam um balanço dos três primeiros meses de governo.          
Com a trégua das chuvas, prefeituras da região intensificam trabalhos de conserto das estradas rurais.