COLUNAS

min de leitura - #

Eleições difíceis

Editoria de Política

| Edição de 02 de dezembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O assessor do senador Álvaro Dias e marqueteiro de campanha, José Pedro Campoy, popular Corisco, disse ontem em Apucarana que as eleições do ano que vem serão bastante difíceis no âmbito da disputa para a Assembleia Legislativa do Paraná e da Câmara Federal. Mas isso principalmente para as novas lideranças que não detêm mandato eletivo. Segundo Corisco, cúpulas partidárias do Paraná têm feito cálculos sobre as possibilidades de eleição e chegaram à conclusão de que um candidato a deputado estadual terá que fazer no mínimo 25 mil votos no município de sua base (no caso Apucarana) e buscar outros 10 mil fora. Para federal terá que fazer no mínimo 88 mil votos. Dos 30 deputados federais, 22 podem se reeleger e dos 54 estaduais 38 podem se manter no cargo.

Atendimento Desde quando assumiu o mandato, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), tem procurado adotar medidas no sentido de garantir transparência na administração municipal e eficiência no atendimento ao público. Ele insiste em dizer à sua equipe que “a população é a prioridade do seu governo e merece todo carinho”.

Reuniões O prefeito Sérgio Onofre da Silva tem promovido reuniões frequentes com a sua equipe de secretários e assessores diretos em Arapongas. Nesses encontros são feitas avaliações do trabalho já realizado, de ações que podem ser melhoradas e dadas sugestões de outros programas.

Extraordinárias O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Mauro Bertoli (DEM), convocou sessões extraordinárias para terça, quarta e quinta-feira desta semana. Vereadores irão analisar e votar sete projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo em regime de urgência.

Ordinária Mas nesta segunda-feira os vereadores de Apucarana participarão da sessão ordinária, marcada para as 16 horas. Da pauta de votação constam sete projetos de lei todos de autoria dos vereadores, além de um projeto de decreto legislativo da Câmara e dois requerimentos de vereadores.

Bancos Um dos projetos que chamam atenção na ordem do dia da sessão ordinária da Câmara de Apucarana é de autoria do vereador Lucas Leugi (Rede). O projeto estabelece punição às agências bancárias que se recusarem a atender clientes nos caixas comuns, obrigando-os a utilizarem os caixas eletrônicos.
“Boca aberta” O vereador José Airton Deco de Araújo (PR) promete “abrir a boca” na sessão ordinária desta segunda-feira. Ele não gostou de a Comissão de Justiça e Redação, da qual também faz parte, ter pedido parecer jurídico sobre seu projeto de lei que proíbe a “ideologia de gênero” em Apucarana.

Polêmica O vereador Deco também tem se manifestado irritado sobre a polêmica levantada em cima do projeto que trata da “ideologia de gênero”. Segundo ele, a proposta visa apenas preservar a formação educacional das crianças. “O projeto tem que ir para o plenário e cada vereador vota do jeito que quiser”, diz Deco.

Título digital I O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou na sexta-feira o e-Título, aplicativo que permitirá aos eleitores acessarem uma via digital do título eleitoral por meio do seu smartphone ou tablet. O e-Título surge como alternativa à emissão de títulos em papel e trará economia na redução dos custos para emissão de segundas vias de títulos extraviados. 

Título digital II Para acessar o documento digital, o eleitor deverá baixar o aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, e que já está disponível no Google Play e, em até dez dias, estará também na App Store. Ao inserir no aplicativo, o número do seu título eleitoral, seu nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento, o e-Título será validado e liberado. 

Com Alckmin Apesar de estimular opções alternativas como a candidatura de Henrique Meirelles (PSD), o presidente Michel Temer (PMDB) e os principais líderes da coalizão governista trabalham com Geraldo Alckmin (PSDB) com o plano A para a disputa do Palácio do Planalto de 2018. Mas os entraves às pretensões do tucano são diversos.

Valpt Vupt

Alguns municípios do Vale do Ivaí estão movimentados nos últimos dias com festas de aniversário.
Neste final de semana, por exemplo, festividades estão ocorrendo em Marilândia e São Pedro do Ivaí.                  
Apesar das dificuldades, prefeituras do Vale do Ivaí vão conseguir pagar o 13º salário do funcionalismo.          
As reclamações sobre queda de receita acontecem o ano todo, mas no final os prefeitos acertam a situação.