COLUNAS

min de leitura - #

Eleições no Congresso

Editoria de Política

| Edição de 05 de janeiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A retomada dos trabalhos no mês que vem no Congresso Nacional vai começar com a definição de lideranças na Câmara dos Deputados e no Senado. Parlamentares irão eleger já no primeiro dia – 2 de fevereiro – os presidentes das duas Casas. Os cargos são estratégicos para a conjuntura política, por terem o poder de definir a pauta de votações e arbitrar disputas entre congressistas. Os presidentes da Câmara e do Senado são eleitos para um mandato de dois anos. Eles também são influentes na escolha de presidentes das comissões e de relatorias de projetos de lei importantes. Cada um desses cargos tem atribuições especiais. O presidente da Câmara, por exemplo, tem a prerrogativa de decidir se denúncias que pedem o impeachment do presidente da República devem tramitar ou ser arquivadas. Já o presidente do Senado decide se derruba vetos do presidente da República a projetos de lei já aprovados.

Aprovados O Conselho Comunitário de Segurança e Bem Estar Social de Arapongas (Conseg) aprovou as indicações do coronel César Vinícius Kogut para secretário municipal de Segurança Pública, e do subtenente da Polícia Militar, Paulo Sérgio Argati, para diretor da secretaria.

Expectativa Em nota, o Conseg de Arapongas diz ter ficado satisfeito com as nomeações de Kogut e Argati para a Secretaria Municipal de Segurança Pública. Segundo o órgão, a expectativa é a de que ambos possam colocar em prática as propostas do prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC).

Sem crise I O novo prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo (PMDB), assumiu a Prefeitura dizendo não ter medo da crise que hoje é propagada em todo o País. Gallo disse que está ciente do momento econômico delicado que o País enfrenta, mas que isso não deve afetar a sua atuação no comando da cidade.

Sem crise II “A crise está na nossa dispensa, a crise está no nosso município, a crise está no nosso País, mas tem um detalhe, vamos provar para a crise que o bom administrador administra com poucos recursos, porém com sabedoria”, garantiu o novo prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo, que recebeu o cargo do prefeito Adilson Silva Lino (PDT). 

Sem show A prefeita reeleita de Manoel Ribas, Bete Camilo (PR), decidiu não promover show artístico na festa de aniversário do município, que é comemorado no dia 8 de janeiro. Haverá apenas o tradicional torneio de futebol neste final de semana. “Neste momento de crise por que passa o País, temos outras prioridades do que uma festa”, afirma. 
Aniversário Manoel Ribas comemora neste dia 8 de janeiro 61 anos de emancipação política e administrativa. Segundo a prefeita Bete Camilo, pode ser que no decorrer do ano ou no seu final possa ser promovido um show artístico para comemorar o aniversário, dependendo do desempenho da economia do País e do próprio município.

Em caixa O ex-prefeito de Lidianópolis, Celso Barbosa (PP), o Magrelo, diz ter encerrado o mandato com dinheiro em caixa em todos os departamentos da Prefeitura. Em segundo mandato, Magrelo não pôde concorrer à reeleição. Seu candidato Julinho Ciência (DEM) perdeu a eleição para Adauto Mandu (PHS) por 12 votos.

Fim do recesso Termina nesta sexta-feira o período de recesso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e nos cartórios eleitorais de todas as comarcas do Estado. A partir de segunda-feira os trabalhos voltam à normalidade, segundo o TSE.

Contas de Cunha I O Tribunal Penal Federal da Suíça considerou haver “indicações concretas” e suspeitas “óbvias” e “suficientes” de que o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) se envolveu em um esquema de corrupção em um negócio da Petrobras na África. A Corte detalha como Eduardo Cunha recebeu o equivalente a R$ 4 milhões na Suíça de maneira ilítica.

Contas de Cunha II A transação nos bancos suíços já é foco de uma ação penal da Lava Jato na qual o deputado cassado é réu. O processo está em andamento na primeira instância da Justiça Federal em Curitiba, conduzida pelo juiz Sérgio Moro. A defesa diz que não teve acesso ao documento da Suíça e reafirma que o Cunha, que está preso em Curitiba desde outubro do ano passado, é inocente.

Vapt Vupt

Tem prefeito novo no Vale do Ivaí que, desde que assumiu, tem ficado trancado dentro do gabinete.        
A preocupação de quem pegou a Prefeitura do adversário é resolver problemas herdados.      
Vale lembrar que novos prefeitos também têm que preparar a prestação de contas do antecessor no TCE-PR.            
O Tribunal de Contas alerta que o atraso no envio da prestação de contas pode render pesadas multas.