CIDADES

min de leitura - #

Eles fazem a eleição acontecer

Fernanda Neme

| Edição de 07 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prestes a completar 78 anos, o bancário aposentado Telmo José Vaz Afonso, de Apucarana, é um dos mais antigos voluntários da Justiça Eleitoral da Comarca de Apucarana. Ele está entre os 1,3 mil voluntários que irão trabalhar durante as eleições hoje na comarca local. Pelo menos 1,9 milhão de mesários devem trabalhar em todo o Brasil durante o 1º turno das eleições deste ano. A estimativa é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base em uma norma que determina, no mínimo, quatro mesários por seção eleitoral. Segundo o TSE, cerca de 50% do total de mesários são voluntários.

Imagem ilustrativa da imagem Eles fazem a eleição acontecer


Caso do aposentado Telmo José, que construiu uma história de mais de 60 anos de trabalho nas eleições. Há aproximadamente 20 anos, o aposentado exerce as funções de secretário de prédio na Escola Municipal João Antônio Braga Côrtes e também é membro da Junta Eleitoral. “Desde 1968, quando fui convocado pela primeira vez para trabalhar nas eleições, sempre me disponibilizei a servir nossa Pátria”, explica.
No início, ele atuava como escrutinador, atuando na apuração manual dos votos. Hoje, mais uma vez, participará do processo eleitoral esperando que haja responsabilidade por parte dos eleitores na escolha dos governantes. “Espero que a escolha seja certa para que a nossa Pátria possa usufruir de paz, progresso e bem-estar de todos os cidadãos brasileiros”, acrescenta.
Em tantos anos de atuação a serviço da Justiça Eleitoral, Telmo José coleciona histórias. Ele cita o episódio de quando foi nomeado secretário de prédio em um local de votação que registrava um rodízio grande de mesários a cada eleição. Para solucionar a situação e manter os membros selecionados nos próximos pleitos, o bancário aposentado implantou uma macarronada com frango para servir aos mesários e reforçar o lanche servido pela Justiça Eleitoral. “Desta forma, com a promessa de repetir o cardápio na próxima eleição, ainda tem serventuários até hoje prestando serviços”, conta.
Para o bancário aposentado, as eleições deste ano serão decisivas para o futuro do Brasil. “O país está avacalhado e precisamos consertar essa bagunça. Espero que as pessoas tenham consciência de seus votos neste domingo. Acredito que temos que escolher um candidato que trará mudanças para o Brasil”, acredita.
Em seu primeiro ano como mesário, o estudante Felipe Sardagna, 18 anos, está ansioso para participar das eleições 2018. Felipe diz que sempre se interessou por política e logo que completou 16 anos tirou o título de eleitor. “Estou sempre conversando com os meus pais sobre o assunto. Porém, quando chegou a convocação e como esse ano está meio corrido por causa de cursinho, até pensei em negar, mas percebi que preciso assumir essa responsabilidade”, explica.
Conversando com um amigo de seu pai que é juiz, Felipe teve a certeza de que não poderia deixar de participar como voluntário. “Esse amigo do meu pai disse que seria bastante interessante eu participar. Porque como eu quero seguir na área de Direito, ter essa participação no meu currículo seria importante até para desempate de concurso. Além disso, será um momento importante para o país”, acrescenta.
Outro jovem que irá trabalhar nas eleições como mesário é o estudante Paulo Sérgio Chiarelli Filho, 18, que estará como voluntário no Colégio Estadual Alberto Santos Dumont. Ele diz que não tem expectativa em torno de domingo porque não é um grande fã de política. “Não esperava receber a carta, mas acho que esse é meu papel de cidadão e preciso fazer. Estou com um pouco de receio de fazer algo errado, mas tirando isso, está tudo bem. Será uma escolha decisiva para o país”, complementa.