COLUNAS

min de leitura - #

Em defesa dos shows

Editoria de Política

| Edição de 28 de janeiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

 
Ao participar ontem da solenidade de autorização de ordem de serviço e licitação para obras de reformas e ampliações de mais três unidades escolares no valor de R$ 2,3 milhões, o presidente da Câmara de Apucarana, Luciano Molina (Rede), defendeu os shows que estão sendo realizados na festa comemorativa dos 76 anos de Apucarana. Segundo ele, têm que ter shows sim, porque as pessoas de baixa renda, que não têm condições de pagar um ingresso caro para ver um show de Bruno e Marrone em Londrina ou em Maringá, se sentem contempladas com este show. “É muito justo a administração trazer um show deste para comemorar os 76 anos de Apucarana”, defendeu. Segundo Molina, quem critica são algumas pessoas que têm condições de pagar para ver um show deste nível em Londrina, em Maringá, em Curitiba ou até em São Paulo. 

Prova pedestre O prefeito Junior da Femac (PDT) elogiou ontem a maior edição da Prova Pedestre 28 de Janeiro já realizada até agora em seus 58 anos com quase 3.500 atletas. A corrida vem crescendo nos últimos sete anos com consecutivos recordes de inscritos. É a única deste porte realizada em horário noturno no Brasil e com a presença de grandes estrelas do pedestrianismo nacional e internacional. Ele teceu elogios à organização da prova comandada pela secretária Jossuela Pinheiro e equipe.

CDP de Arapongas O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC), está confiante que até o mês de março o governador Ratinho Junior (PSD) vai autorizar a licitação para construção do Centro de Detenção Provisória (CDP) do município. Segundo ele, o projeto já está pronto, aprovado e tem recursos assegurados no orçamento do Estado para este ano. “Só falta sair do papel”, diz o prefeito, que espera colocar um fim ao problema da cadeia.

Grande aprovação O prefeito de Novo Itacolomi, Moacir Andreola (PSD), está de posse de uma pesquisa em que, segundo ele, a população estaria conferindo uma aprovação de 93% para o seu governo. “Isso é muito bom e nos estimula a lutar cada vez mais pela melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade”, afirma. Andreola está no seu terceiro mandato de prefeito de Novo Itacolomi e deverá buscar o quarto nas eleições deste ano.

Com a bancada I O governador Ratinho Junior recebeu ontem, no Palácio Iguaçu, parte da bancada de deputados federais para discutir temas nacionais que atingem diretamente o Estado. Reforma tributária, privatização da refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), fechamento da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados (Ansa) e a visita do presidente Jair Bolsonaro ao Paraná, prevista para 7 de fevereiro, foram alguns dos assuntos.
Com a bancada II Ratinho Junior destacou que o objetivo da reunião com os parlamentares, a primeira em 2020, foi criar uma agenda comum do Estado em Brasília, unificando forças em torno de pautas federais que são importantes para o Estado. “Esse tipo de encontro com a bancada não era muito comum no Paraná. Fizemos várias no ano passado e seguiremos nos encontrando periodicamente. É preciso que a nossa bancada esteja atenta lá em Brasília, buscando ajudar o Paraná”, afirmou.

Apoio de Ratinho Jr. Pré-candidatos a prefeito da região filiados ao PSD ou a outros partidos da base aliada do governo esperam contar com o apoio do governador Ratinho Junior nas eleições municipais deste ano. O problema é que, na maioria dos municípios, pré-candidatos a prefeito são quase todos da base aliada, um concorrendo contra o outro. Como fica difícil apoiar um ou outro, o governador deverá ficar neutro em várias situações.

Irritado I Azedou o clima na comitiva do presidente Jair Bolsonaro na Índia, e isso nada teve a ver com os acordos negociados entre os dois países. O motivo foi a irritação do presidente ao saber que o ministro em exercício da Casa Civil, Vicente Santini, tinha viajado num avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Na condição de ministro em exercício, uma vez que o titular Onyx Lorenzoni está de férias, Santini tem direito a requisitar o avião da FAB.

Irritado II O presidente não gostou devido ao custo da viagem. E perguntou por que Santini não viajou em avião comercial, como fizeram os ministros Bento Albuquerque (Minas e Energia), e Tereza Cristina (Agricultura). Devido ao custo, o ministro Paulo Guedes (Economia) costuma reduzir o número de assessores e viajar em aviação comercial. Santini foi a Davos para o Fórum Econômico Mundial, e de lá se integrou à comitiva presidencial na Índia.

Vapt Vupt

Prefeitos da região precisam ficar cautelosos neste início de ano quanto às previsões de arrecadação.
O Fundo de Participação dos Municípios (FPM), por exemplo, tem previsão negativa para este começo de ano.
Como fevereiro é um mês de carnaval e de poucas vendas no comércio, o efeito negativo será pior em março.
O que pode salvar as prefeituras neste primeiro semestre é a cobrança de IPTU e de Alvarás de Licença.