POLÍTICA

min de leitura - #

Em menos de 24h, três ministros saem do governo

DA REDAÇÃO

| Edição de 30 de março de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O início desta semana está sendo marcado por fortes abalos nos ministérios que compõem o governo federal, isto porque em menos de 24 horas foram anunciadas as saídas de três ministros. São eles: Ernesto Araújo, do Ministério das Relações Exteriores, o general Fernando Azevedo Silva, do Ministério da Defesa, e José Levi, ministro-chefe da Advocacia Geral da União (AGU). A expectativa é que AGU seja assumida por André Mendonça, que deixará o Ministério da Justiça, pasta que poderá ser comandada por amigo pessoal de Flávio Bolsonaro.

Após duras críticas do Congresso  Nacional sobre a conduta adotada pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, no combate à Covid-19, a liderança do Itamaraty pediu demissão. Com a saída, o diplomata Carlos França assumirá a pasta. 
O General Fernando Azevedo foi a segunda surpresa do dia. O militar deixou o cargo agradecendo ao presidente pela oportunidade de “servir ao país”. “Saio na certeza da missão cumprida”, afirmou o ex-ministro, em sua nota oficial. Especula-se que Bolsonaro havia pedido o cargo, mas o próprio ministro anunciou sua saída após uma breve conversa com o presidente. 
Terceiro nome anunciado ontem, José Levi era ministro-chefe da AGU desde abril de 2020, e foi mais um ministro a deixar o cargo nesta segunda-feira. (AGÊNCIAS)