CIDADES

min de leitura - #

Em surto, homem invade residência e ameaça família

Fernanda Neme

| Edição de 05 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um homem em surto, armado com uma faca, mobilizou as forças policiais na manhã de ontem em Apucarana. A situação ocorreu em uma residência  na Rua Zacarias de Goes e Vasconcelos, na Vila Santa Helena, que foi invadida pelo agressor. Cinco moradores se trancaram na casa enquanto o invasor gritava ameaças de morte e se recusava a deixar o local, mesmo após a chegada das equipes policiais. Ele se entregou após duas horas e meia de negociação.

Imagem ilustrativa da imagem Em surto, homem invade residência  e ameaça família

Várias equipes da PM foram encaminhadas ao local. Segundo o major Roberto Cardoso, que esteve pessoalmente na ocorrência, o invasor e a família tem uma relação de amizade. A motivação das ameaças não ficou bem esclarecida, mas teria relação com um desentendimento recente.
“Em uma atitude extrema, ele atentou sobre a vida de cinco moradores da casa e ameaçou se matar para não se entregar. Após muita conversa, ele foi conscientizando sobre a valorização da família e ele acabou se entregando”, conta. 
Durante a operação, as cinco pessoas ficaram seguras dentro da casa, uma  vez que o invasor não conseguiu arrombar a porta. Uma arma de choque chegou a ser utilizada para tentar imobilizá-lo, mas não surtiu efeito.  
Segundo o major, a polícia preferiu adotar o caminho da negociação após confirmar que a família estava segura  e por conta da ameaça de suicídio. “Todos que estavam dentro da casa ficaram seguros todo o tempo. A nossa maior preocupação era a preservação da vida do homem. Ficamos satisfeitos com o resultado da ação, já que todos estão bem”, reforça. 
Durante a negociação, a rua foi fechada. O filho do causador da confusão chegou no início do conflito no local e permaneceu durante todo o período. O jovem ajudou a polícia a convencer o pai a se entregar. 
 A PM chegou a acionar a  equipe especial de situação com reféns, que fica em Curitiba, no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). “Esta equipe da polícia já estava a caminho de Apucarana quando o homem se entregou”, destaca o major.
Durante a situação, o agressor indivíduo acabou fazendo um corte profundo em uma das mãos. Após se entregar, ele foi atendido pelo Samu no local e encaminhado ao Hospital da Providência para cuidados médicos. Após o atendimento, ele seria encaminhado para a sede da 17ª Subdivisão Policial (SDP) onde seria ouvido. Ele deve responder pelos crimes de invasão de propriedade e ameaça.