CIDADES

min de leitura - #

Em três dias, região registra 113 casos de Covid

Da Redação

| Edição de 23 de junho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A pandemia do coronavírus acelerou no final de semana na região, com números recordes de novos casos. Em três dias, foram divulgados 113 novos diagnósticos passando de 302 registros na última sexta-feira para 415 ontem com a atualização dos números do boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e das prefeituras, um crescimento de 37%. Dos 29 municípios da região, 19 registram casos.

Apenas ontem foram registrados 25 casos em Apucarana (7), Arapongas (9), Ivaiporã (3), Jardim Alegre (2), Califórnia (1), Bom Sucesso (1),  São João do Ivaí (1) e Borrazópolis (1). Em Borrazópolis, esse foi o primeiro caso registrado no município. Contudo, o maior crescimento em diagnósticos foi registrado no município de Ivaiporã, que passou de 22 para 75  registros em três dias, um crescimento de 240%. Após o registro do surto, a prefeitura de Ivaiporã restringiu o funcionamento de uma série de estabelecimentos (ver box).
Em Apucarana, foram 30 novos casos no final de semana, um aumento de 29%, elevando para 133 o número de registros. Ontem, sete novos casos foram confirmados. 
Conforme o boletim da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana, são quatro homens de 25, 54, 65 e 75 anos de idade, e três mulheres, uma de 29 anos, e duas de 22 anos.  Dois idosos que testaram positivo estão internados, um de 65 anos está no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, e o outro, de 75 anos, está internado no Hospital Maringá. O relatório da AMS ainda aponta que outros 119 em investigação no município. Até o momento, 70 apucaranenses que contaminados com coronavírus já estão recuperados. Outros 229 estão em isolamento.
Em live na noite de ontem, o prefeito Júnior da Femac reforçou a necessidade de prevenção. “Estamos em um momento crítico da pandemia, não é hora de reunião familiar, não é hora de confraternização”, comentou o prefeito, ressaltando que a prefeitura vai intensificar a fiscalização determinada pelo governo do Estado de restringir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas a partir das 22 horas.

ARAPONGAS
Em Arapongas, foram registrados 12 casos no final de semana. Ontem, foram 9 novos registros, elevando para 141 o número total de casos. O município tem ainda outros 213 pacientes aguardando resultados e 308 em isolamento. Setenta pessoas já foram curadas. O prefeito Sérgio Onofre também fez um apelo ontem, em vídeo divulgado nas redes sociais, para que a população se conscientize. “Parece que a população está achando que o Covid-19 já passou, mas não, estamos em um momento crítico. Usem máscaras, se cuidem”, comenta