POLÍTICA

min de leitura - #

Emendas ao orçamento

Da Redação

| Edição de 12 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente da Câmara de Apucarana, Luciano Molina (Rede), avisou ontem aos vereadores que a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020, entregue pelo prefeito Junior da Femac (PDT), já está disponível no site do Legislativo para apreciação dos vereadores. A partir de ontem, os vereadores têm um prazo de dez dias para apresentação de emendas no orçamento do município. Depois do dia 21 deste mês, Molina vai convocar os vereadores para três sessões específicas destinadas à discussão e votação do texto orçamentário, bem como de possíveis emendas que deverão ser apresentadas pelo Legislativo. A princípio, os vereadores não podem colocar emendas que resultem em aumento de despesas para o Executivo.

Contas de outubro Antes da sessão ordinária de ontem à tarde, o presidente da Câmara de Apucarana, Luciano Molina, fez uma prestação de contas do Legislativo referente ao mês de outubro. De acordo com o relatório, a Câmara fechou outubro com um saldo em caixa de R$ 454,6 mil. Vale lembrar que em outubro a mesa diretora fez mais uma devolução de sobras ao Executivo no valor de R$ 750 mil, dinheiro que será empregado no setor de saúde.

Reserva de vagas A Câmara de Apucarana aprovou ontem, em primeira votação, projeto de lei do vereador Lucas Leugi (Rede), que cria um cartão de identificação exclusivo para pessoas que estejam em tratamento de câncer. Essas terão direito a 5% das vagas de estacionamento na Rua Osório Ribas de Paula entre as ruas Nagib Daher e Gastão Vidigal, onde já funciona o setor de oncologia do Hospital da Providência e onde também funcionará o setor de radioterapia.

Dificuldades De acordo com o vereador Lucas Leugi, o câncer é uma doença que assola e muito a sociedade de hoje. E é enorme a debilitação dos pacientes que lutam contra esta doença e, muitas vezes, têm dificuldades para encontrar um local para estacionar seus veículos para embarque e desembarque nas proximidades do local de tratamento da doença. Isso agrava ainda mais a situação de quem já sofre muito. Daí a necessidade de facilitar sua locomoção.

Prisão A sessão ordinária da Câmara de Apucarana foi marcada, ontem, por discursos dos vereadores defendendo a prisão em segundo instância e por críticas à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pela liberação de condenados até a última instância. Para vereadores, quem tem dinheiro para pagar advogado consegue ficar livre, quem não tem vai continuar do jeito que está. Eles defendem uma mudança já na Constituição Federal.
Turismo em Faxinal O prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo (MDB), o Gallo, ficou empolgado com o sucesso da 8ª Caminhada na Natureza Rota das Cachoeiras, realizada no último domingo pela manhã. Apesar do tempo chuvoso, quase 500 pessoas de diferentes cidades do Paraná participaram do evento. Para Gallo, isto mostra que o turismo de aventura ou de cultivo da natureza é hoje algo consolidado no município.

Fora do PSL I O líder da bancada do PSL na Câmara Federal, deputado Eduardo Bolsonaro (SP), disse ontem que é provável que seu pai, o presidente da República Jair Bolsonaro, anuncie nesta terça-feira sua saída do partido. “Não sei se é isso que ele vai fazer. Eu acho provável? Acho provável. Agora, quem der um furo desse, eu não posso confirmar. O que tudo indica é que sim, mas a gente vai ver”, afirmou. 

Fora do PSL II Segundo o deputado Eduardo Bolsonaro, se o presidente Jair Bolsonaro deixar o PSL, a maioria dos deputados deve acompanhar sua decisão. “Mas não é uma ditadura não, quem quiser ficar no PSL, à vontade. A gente vai bater um papo amanhã (hoje)”, afirmou. “Se ele for para a lua, eu vou com ele”, disse Eduardo. 

Rodovias  A modernização da malha rodoviária paranaense e as novas concessões de rodovias foram temas de um encontro realizado ontem, no Palácio Iguaçu, entre representantes do Governo do Estado e parlamentares da bancada federal paranaense em Brasília. A reunião conduzida pelo vice-governador Darci Piana (PSD), que representou o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), faz parte da agenda periódica do governo e representantes do Estado no Congresso Nacional para debates de questões do Paraná.