COLUNAS

min de leitura - #

Emoção na despedida

Editoria de Política

| Edição de 07 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O velório do ex-secretário de Administração de Apucarana e ex-vereador, Pedro Agostinete Preto, pai do ex-prefeito e atual secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, foi bastante concorrido na tarde de ontem. O plenário e demais dependências da Câmara e também o calçadão entre a prefeitura e o Legislativo ficaram tomados por centenas de amigos que foram se despedir de Pedro Preto. Da Assembleia Legislativa estiveram presentes os deputados Arilson Chiorato (PT), Tiago Amaral (PSB), Soldado Adriano (PV), Delegado Jacovós (PR) e Evandro Araújo (PSC). Uma caravana de servidores da Secretaria de Estado da Saúde também veio abraçar e se solidarizar com o secretário pela perda de seu pai. Prefeitos de toda a região marcaram presença no adeus a Pedro Preto. E por diversos momentos a emoção tomou conta do recinto. 

Aplausos O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), fez um emocionado discurso no Cemitério Cristo Rei. Ele enalteceu a trajetória de Pedro Preto como homem público, defensor dos ideais democráticos e cidadão que tinha a caridade como marca permanente na sua conduta. “Ficam os ensinamentos, a amizade e os conselhos que este grande apucaranense passou a todos nós. Fica também o amor que tinha à sua família e, em especial, para com seu filho Beto Preto, nora Adriana e seus netos Pedro e Cecília”, discursou.

Doações à Soprap O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, fez na manhã de ontem um pedido aos amigos de seu falecido pai, Pedro Preto, no sentido de que, ao invés de mandarem coroas de flores ao seu velório, fizessem doações equivalentes em conta corrente à Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana (Soprap). “Ele foi um dos fundadores da Soprap e sempre atuou em defesa da entidade. E essa era uma vontade de meu pai, que por diversas vezes ele nos revelou”, contou Beto Preto. 

Em casa O deputado estadual Tiago Amaral (PSB) fez questão de estar presente no velório de Pedro Preto, ontem. “Apucarana é uma casa nossa e a morte de Pedro Preto foi uma grande perda para nós e para a cidade”, disse Amaral, lembrando que o pai do ex-prefeito e agora secretário da Saúde, Beto Preto, foi uma grande liderança política. “Vim aqui para me despedir desta grande figura humana e política”, afirmou.

Amigo pessoal O prefeito de Faxinal e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Ylson Cantagallo (MDB), o Gallo, também presente no velório, disse que sempre teve Pedro Preto como amigo pessoal, desde quando Pedro Preto foi chefe de gabinete na primeira gestão do ex-prefeito Carlos Scarpellini. “É uma grande perda não só para a família como para Apucarana”, disse.

Grande amigo O prefeito de Califórnia, Paulo Mendes (PDT), o Paulinho, diz que sempre teve Pedro Preto como um grande amigo, desde quando seu filho, Beto Preto, foi secretário da Saúde em Califórnia nas suas duas primeiras gestões. “Ainda me lembro quando pai e filho (Pedro e Beto) estiveram em meu gabinete na primeira gestão. O Beto era médico recém-formado e eu não tive dúvida em pegá-lo como secretário”, diz Paulinho.

Relacionamento O prefeito Benedito José Púpio (PSC), de Jandaia do Sul, disse que conhecia bem Pedro Preto, além de ter um relacionamento amigável e político com o ex-prefeito e hoje secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “Vim aqui ao velório para despedida do Pedro Preto, que foi uma grande liderança política, e em prestígio ao meu amigo Beto Preto”, declarou.

História política O prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda (PV), disse que esteve no velório de Pedro Preto para prestar a última homenagem àquele que tem uma grande história política em Apucarana. O mesmo disseram outros prefeitos do Vale do Ivaí que passaram pelo velório, como Washington da Silva (PSDB), de Kaloré, e Emerson Toledo (PROS), de Cambira.

Presentes Além de prefeitos de vários municípios da região de Apucarana, também estiveram presentes no velório de Pedro Preto lideranças políticas, empresariais e comunitárias que, ao longo da história do País, vivenciaram o período negro da ditadura militar de 1964 a 1985. Durante o velório, alguns lembravam das torturas e mortes daqueles que eram contra o regime.

Vapt Vupg

A morte do pioneiro Pedro Preto causou muita comoção ontem em Apucarana, pela sua história de vida.
Pedro Preto foi uma das muitas pessoas que sofreram muito durante o regime da ditadura militar.
Além de amigos e políticos, diversos padres estiveram no velório para darem o último adeus a Pedro Preto.            
O ex-prefeito e atual secretário estadual da Saúde, Beto Preto, recebeu o carinho de toda a comunidade.