CIDADES

min de leitura - #

Emplacamentos crescem 12% no bimestre em Apucarana

Renan Vallim

| Edição de 23 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os efeitos da crise econômica no setor automobilístico parecem ter chegado a um patamar de equilíbrio. Após três anos de queda, Apucarana apresentou aumento no número de veículos zero-quilômetro emplacados neste primeiro bimestre de 2017. Em Arapongas, a situação no mesmo período se mostra estável em comparação com o ano passado. Entre as três maiores cidades da região, apenas Ivaiporã, que registrou tardiamente os efeitos da recessão, registrou queda nos números.

Imagem ilustrativa da imagem Emplacamentos crescem 12% no bimestre em Apucarana

Os dados foram divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran/PR). Nos dois primeiros meses de 2017, foram 233 veículos novos emplacados em Apucarana. O número representa uma alta de 12,6% em relação ao valor registrado no mesmo período do ano passado, quando 207 veículos foram emplacados. O patamar ainda está longe do alcançado antes da crise, quando os emplacamentos giravam em torno de 450 veículos nesses dois meses.
Arapongas era o município que mais emplacava novos veículos. A média, antes da crise, era de mais de 530 veículos novos emplacados no início do ano. No entanto, os últimos dados do Detran apontam que, com a crise, o município caiu para 222 emplacamentos nos meses de janeiro e fevereiro de 2016. No mesmo período desse ano, o valor foi de 213. Apesar da queda de 4%, é possível interpretar o número como uma oscilação normal de mercado e que as vendas pararam de cair.
De acordo com o gerente de uma rede de concessionárias com unidades em Apucarana e Arapongas, Luiz Carlos Balan, o mercado de veículos zero-quilômetro enfrenta uma estagnação nos números. “As vendas pararam de cair. A expectativa para os próximos meses é boa, principalmente por conta da safra recorde de soja. Na nossa região, o agronegócio tem grande importância para a economia”, destaca.
Esta é a mesma opinião de Armando Boscardin, proprietário de uma rede de concessionárias com unidades em Apucarana e Ivaiporã. “Fevereiro, por conta do carnaval, foi um mês com menos dias trabalhados e, por isso, registrou um número menor do que o esperado. No entanto, neste mês de março, já estamos observando uma boa recuperação, visto que a safra recorde tem animado os produtores”, disse.
Boscardin afirma ainda que os consumidores já se mostram um pouco mais confiantes. “Os consumidores ainda estão com um pouco de receio. As negociações se alongam mais, principalmente porque o consumidor está analisando mais as possibilidades. Mas já dá para notar um otimismo crescente”, diz.
Das maiores cidades da região, apenas os números de Ivaiporã podem ser considerados em queda. Foram 46 veículos emplacados nos dois primeiros meses de 2017, um número 44,6% menor do que no mesmo período do ano passado, quando 83 veículos novos foram emplacados. Antes da crise, o município emplacava aproximadamente 150 veículos no período.