CIDADES

min de leitura - #

Emplacamentos crescem 20% na região

ALINE ANDRADE APUCARANA

| Edição de 24 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

De acordo com dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), o número de emplacamentos de carros zero quilômetros na região, no período de janeiro a setembro, aumentou de 4.233 no ano de 2018 para 5.109 em 2019, um acréscimo de 20%. De acordo com representantes de concessionárias, a confiança no cenário econômico é a principal responsável pelo aumento nas vendas em um mercado que deve seguir aquecido no final do ano.

Arapongas foi o município com o maior número de emplacamentos na região em 2019. Saltou de 1.856 no período de janeiro a setembro de 2018, para 2.286 no mesmo período deste ano, aumento de 23% nos emplacamentos de zero quilômetros. 
Em Apucarana, os emplacamentos cresceram 19%. Foram 1.920 veículos novos emplacados em 2018 de janeiro a setembro e no mesmo período deste ano, 2.295 emplacamentos. 
Ivaiporã também registrou alta. Foram de 457 emplacamentos de janeiro a setembro do ano passado, para 528 no mesmo período deste ano, um incremento de 15%. 
Para Alessandro dos Santos, gerente de uma concessionária com lojas nos três municípios da região, a projeção de vendas para o final de ano é ainda maior. “Devemos vender pelo menos mais 200 carros zero quilômetro na região até o final deste ano”, afirma. 
Para o gerente, os clientes estão voltando a comprar os modelos novos, atraídos por promoções, como taxa zero, em alguns modelos. “Os juros nunca estiveram tão baixos, o que nos possibilita realizar promoções que atraem os consumidores. A partir deste ano, a economia nacional voltou a reagir, isso com certeza pode justificar a maior procura pela compra dos veículos zero quilômetro. Além disso, a agricultura vai muito bem na região, e se a agricultura vai bem, os negócios vão bem para nós”, diz Santos. 
Lilian Melhado é gerente de outra revenda de automóveis em Apucarana. Segundo ela, com a entrada do pagamento de 13º no final de ano e a chegada do período das férias, a concessionária espera um acréscimo de 20% nas vendas até o final deste ano. “Acredito que a economia nacional está despertando a partir deste ano, geração de empregos e maior estabilidade, geram confiança na economia, além disso, o Banco Central tem baixado as taxas de juros ao longo do ano e tudo isso influencia diretamente no poder de compra do consumidor. Esperamos vender ainda mais no ano que vem”, disse a gerente.