COLUNAS

min de leitura - #

Empregos em pauta

Editoria de Política

| Edição de 15 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

No dia ontem, o prefeito Junior da Femac (PDT) dedicou grande parte de sua agenda para temas ligados à industrialização e geração de empregos em Apucarana. Ele atendeu um grupo de empresários do Parque Galan, junto à estrada do Rio Bom, e anunciou a autorização para licitação de um primeiro trecho de asfalto. As empresas da região esperam pelo asfalto há 12 anos. Ainda ontem, o prefeito assumiu o compromisso de destinar uma área maior para a Medieval Indústria e Comércio de Confecções Ltda, que irá ampliar sua linha de produção e ofertar mais empregos. E, por fim, o prefeito recebeu técnicos da Agência Paraná de Desenvolvimento, que estão concluindo um diagnóstico de desenvolvimento econômico de Apucarana.

Conferência O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, participou ontem da Conferência Municipal de Saúde de São José dos Pinhais. Ele esteve reunido com o deputado estadual Francisco Bührer e o prefeito Toninho Fenelon (PSC). “Tive o prazer de rever meu colega Sinésio Valério, apucaranense que estudou com minha mãe no Nilo Cairo na década de 60”, disse. 

Filantrópicos Ainda ontem, Beto Preto fez a palestra de abertura oficial do 12º Seminário da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Paraná (Femipa), em Curitiba. Ele falou sobre os programas do Governo para as instituições filantrópicas. Beto Preto disse que o Governo Ratinho Junior (PSD) quer ampliar a relação com a filantropia.

Femipa Segundo o presidente da Femipa, Flaviano Ventorim, o Paraná tem hoje 63 instituições filantrópicas na área da saúde executando 50% dos atendimentos do SUS no Estado e 73% dos atendimentos de alta complexidade. “Estamos fazendo uma reengenharia dos processos e parcerias na Sesa para readequação de recursos”, anunciou o secretário.

Pena reduzida O Tribunal de Justiça do Para ná reduziu ontem para 4 anos a pena imposta em primeira instância ao ex-vereador Gilberto Cordeiro de Lima (PMN), que foi condenado a 5 anos e 4 meses de reclusão em regime semiaberto em ação movida pelo Ministério Público em 2016. Lima foi denunciado por suposto envolvimento na venda de ponto de táxis em Apucarana. 

Apelação Segundo o advogado de defesa Aluísio Ferreira, na época em que Gilberto Lima foi alvo de ação do Ministério Público, ele se propôs a fazer delação premiada, porém o juiz não levou em conta todos os pontos da sua proposta. Ontem o TJ acatou a apelação da defesa, porém só reduziu a pena para 4 anos. A defesa vai recorrer ao STJ para redução total da pena.
Massacre em Suzano O deputado estadual Delegado Jacovós (PR) lamentou no Facebook o massacre ocorrido na escola de Suzano, na Grande São Paulo, praticado por dois jovens ex-alunos, onde morreram oito pessoas do colégio mais os dois assassinos. Essas situações, segundo ele, só ocorriam em outros países, mas agora, lamentavelmente, também ocorrem no Brasil.

O que falta? O deputado Delegado Jacovós faz uma análise deste tipo de violência. Segundo ele, o que falta é mais educação no próprio lar, falta empenho de muitos pais em saber com quem andam seus filhos, faltam leis mais duras para traficantes, que estão adotando os jovens, e, principalmente, “falta pararmos de hipocrisia e diminuir a maioridade penal de 18 para 16 anos”.

Comissão da Mulher A deputada paranaense Luísa Canziani (PTB) vai presidir a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara Federal. Luísa é a mais jovem deputada desta legislatura e a mais jovem a presidir uma comissão na Câmara. A comissão é formada por 22 membros e foi instalada ontem. A deputada só não participou da sessão porque está em viagem ao Japão.

Emendas Prefeitos de toda a região estão correndo atrás dos recursos de emendas parlamentares que estão sendo liberados pelo governo federal aos estados e municípios até o valor de R$ 1 bilhão. Cada prefeito está em contato direto com o seu deputado federal para saber se seu município está ou não sendo contemplado com a medida.

Lunardelli A Secretaria Municipal de Saúde de Lunardelli promove hoje a sua 13ª Conferência Municipal de Saúde. Será no auditório do Santuário Santa Rita de Cássia, a partir das 8 horas, com o tema “Democracia e Saúde”. O prefeito Reinaldo Grola (PTB) e equipe da saúde convidam a população de modo geral para participar.

Vapt Vupt

Vários prefeitos do Vale do Ivaí estão em Curitiba desde terça-feira visitando secretarias e órgãos do governo.         
Os gabinetes mais visitados são do secretário da Saúde, Beto Preto, e do Desenvolvimento Urbano, João Ortega.       
Em vários municípios da região prefeitos estão distribuindo uniformes escolares aos alunos da rede municipal.       
Uma das preocupações dos prefeitos neste início de ano letivo é também oferecer merenda escolar de qualidade.