CIDADES

min de leitura - #

Empresa é autorizada a projetar duplicação

Da redação

| Edição de 11 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Apucarana deu ontem mais um passo importante no sentido de viabilizar a duplicação de 2,5 quilômetros de uma das entradas da cidade, na Avenida Minas Gerais entre o viaduto do Contorno Sul da BR-376 e a Praça Tibagi, nas imediações do Estádio Municipal Olímpio Barreto. Em ato às margens da rodovia e com a presença de muitos empresários e moradores da região, o prefeito Júnior da Femac assinou contrato com a empresa vencedora da licitação - Depai Empreendimentos, da cidade de Dois Vizinhos - autorizando a elaboração especializada de projetos básicos e executivo de engenharia para a duplicação. O valor do investimento é de quase R$ 180 mil, com recursos livres da prefeitura, e prazo de execução é de 120 dias. 

Imagem ilustrativa da imagem Empresa é autorizada a projetar duplicação

“Trata-se de um projeto grandioso que vai eliminar os conflitos de mobilidade urbana existentes neste trecho, que é um dos vetores de crescimento de Apucarana. Vai ter rotatória, canteiro central, vias de acesso para indústrias e bairros”, disse o prefeito Júnior da Femac. 
Hoje já existem três faixas de rolamento, sendo duas no sentido Califórnia-Apucarana e uma no sentido contrário. “Com mais uma faixa de rolamento e outras adequações necessárias, o trecho garantirá mais segurança e um melhor fluxo de veículos”, reforça Júnior, justificando que a obra há anos se faz necessária devido a expansão industrial e habitacional. “Nesta região a iniciativa privada está presente, com grandes empresas já fixadas há tempo e outras chegando. De um outro lado, o poder público através da gestão Beto Preto, também promovendo a expansão industrial, com a estruturação do Parque da Juruba, e a expansão habitacional, com o Conjunto Habitacional Fariz Gebrim”, detalhou o prefeito, lembrando ainda a existência de importantes bairros no trecho, como o Núcleo Habitacional Adriano Correia e o Núcleo Habitacional Michel Soni (Recanto do Lago), além do campus Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar)”. “Por esta rodovia passam ainda quem busca acesso à Londrina e quem chega de cidades da região e de outras do nosso estado, o que dá a esta estrada da cidade uma importância estadual”, pontuou Júnior. 

POPULAÇÃO OUVIDA
Dentro de algumas semanas a empresa especializada deverá apresentar um anteprojeto. “Os empresários e moradores podem ficar tranquilos. Vamos convidar a comunidade interessada para avaliar o que está sendo proposto no anteprojeto e, se preciso for, solicitar adequações para que o projeto definitivo atenda as expectativas de todos que a utilizam”, pontuou o prefeito.
O contrato assinado com a empresa prevê que sejam feitos diversos estudos, entre eles de tráfego, estudos topográficos, geológicos/geotécnicos, segurança de trânsito e hidrológicos. Uma estimativa preliminar indica que a obra vai absorver cerca de R$ 5 milhões, que serão custeados com recursos já assegurados junto ao Governo Ratinho Júnior. 

Moradores comemoram
A contratação da empresa para elaboração do projeto foi comemorada pelos usuários. “Essa entrada da cidade é muito acessada e, sem dúvidas a obra vai beneficiar as indústrias e núcleos habitacionais da região, além de todo o fluxo que engloba o batalhão do Exército e chega ou sai sentido Curitiba. Parabéns ao prefeito Júnior da Femac pela conquista e também pela decisão de abrir a discussão aos usuários com a apresentação do anteprojeto, onde poderemos dar nossa opinião”, disse o empresário Antônio Damas. 
A presidente da Associação de Moradores do Núcleo Habitacional Adriano Correia, Maria Cota, afirmou que são anos de cobrança. “Foi muita espera, mas finalmente chegou o momento de conversarmos com quem tem competência, como o ex-prefeito Beto Preto e o atual, Júnior da Femac, que sempre nos garantiram que iam buscar recursos para a obra. Este trecho é muito movimentado, por isso é muito comum a ocorrência de acidentes, uns com mortes. Esta duplicação vai salvar vidas”, comemorou a líder comunitária.