COLUNAS

min de leitura - #

Empresários satisfeitos

Editoria de Política

| Edição de 25 de maio de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O anúncio da urbanização das últimas ruas do Parque Industrial Norte de Apucarana foi comemorado ontem por empresários, que esperavam mais de 30 anos pelo asfalto. Luiz Fernando Lemos se manifestou no evento. “Estamos contentes e orgulhosos com Apucarana nesta gestão. Dá gosto de ver as coisas acontecendo. É perceptível o avanço e o progresso”, comentou o empresário. Quem também falou a respeito foi o empresário e presidente da Associação Comercial e Industrial de Apucarana (Acia), Jayme Leonel. “A tranquilidade política é muito boa para o município”, destacou Leonel, enaltecendo o bom entrosamento entre o Executivo e o Legislativo. De sua parte, o prefeito Junior da Femac (PDT) disse que o asfalto não custará nada para os industriais. “Em nome do Município temos é que pedir desculpas pelos mais de 30 anos de demora”. 

Cooperação A empresária e presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), Elisabete Ardigo, fez questão de agradecer a atual gestão. “Apucarana está avançando em todos os setores, com um ambiente favorável e tranquilo para a produção, onde a prefeitura tem cooperado em todos os sentidos”, afirmou a empresária. 

Na contramão Presente no evento, o presidente da Câmara, Luciano Molina (Rede), lembrou que virou rotina participar do anúncio de licitações ou autorizações de obras públicas em Apucarana. “Apucarana, felizmente, está na contramão do País que atravessa um momento muito difícil em sua economia. Aqui, vamos acumulando obras, serviços e conquistas”, assinalou Molina. 

Transporte coletivo Vereadores acompanharam de perto o processo licitatório do transporte coletivo urbano de Apucarana. Apesar de uma só empresa ter apresentado proposta, ou seja, a Viação Apucarana Ltda. (Val), que já explora o serviço há 45 anos de forma permissionária, eles acreditam que o serviço será diferente e melhor com a assinatura de um contrato com regras estabelecidas.

Luta antiga “Essa é a primeira vez que temos uma licitação no transporte coletivo em Apucarana. É uma reivindicação da população que luta por melhorias no transporte e deve ser atendida. O ex-prefeito Beto Preto deu início ao certame e o prefeito Junior da Femac está concluindo o processo, com empenho”, disse o vereador Poim (PSB), que representa os moradores do Pirapó e Caixa de São Pedro.

Serviço essencial O vereador Marcos da Vila Reis (PSD) reforça que o transporte público é um serviço essencial e deve ser tratado com prioridade. “Estamos acompanhando o trabalho da administração municipal, as publicações do edital e temos certeza que agora iremos finalizar esse processo licitatório e em breve teremos uma empresa atuando e cumprindo as exigências do edital”, acredita.

Unespar O deputado estadual Arilson Chiorato (PT), de Apucarana, entrou esta semana com mais um requerimento relativo a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus de Apucarana, que enfrenta problemas financeiros após o Governo Estadual reduzir o orçamento da instituição. O requerimento é endereçado à Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pede fiscalização e visita técnica ao campus de Apucarana.

Sucateamento Para o deputado Arilson Chiorato, é urgente que seja tomada alguma medida para evitar que a Unespar de Apucarana seja sucateada. No seu entender, a educação tem que ser prioridade. “Os cortes sofridos pela instituição por parte do governo do Estado estão levando a nossa Unespar ao sucateamento, sem dinheiro até para pagar as despesas básicas e funcionários”, conta.

Mulheres candidatas Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmaram em sessão na quinta-feira à noite a necessidade de todos os diretórios partidários investirem o mínimo de 5% do total de recursos do Fundo Partidário para promover a candidatura de mulheres e ampliar a participação feminina na política. Esta questão será fiscalizada com rigor nas eleições de 2020.

Bloqueio A Justiça Federal do Paraná bloqueou R$ 3,57 bilhões do MDB, do PSB, de políticos e de empresas. Essa decisão é referente a uma ação de improbidade administrativa da Operação Lava Jato, movida pelo Ministério Público Federal e pela Petrobras. Entre os acusados estão os parlamentares Valdir Raupp (MDB-RO), Eduardo da Fonte (PP-PE) e Fernando Bezerra (MDB-PE), líder do governo no Senado. 

Vapt Vupt

Apesar de a eleição para prefeito ainda estar longe, alguns pré-candidatos já estão em campanha no Vale.
Não só pré-candidatos a prefeito, como também a vereador estão fazendo um trabalho junto ao povo.            
As eleições para prefeito, como sempre, prometem ser bastante acirradas em algumas cidades do Vale.        
Na maioria dos casos, são ex-prefeitos que vão tentar voltar ao cargo nas eleições municipais do ano que vem.