POLÍTICA

min de leitura - #

Encontro discute papel da mulher na política

Editoria de Política

| Edição de 07 de julho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A vereadora apucaranense Márcia Sousa (PSD) participou, em Curitiba, recentemente, do 1º Fórum das Mulheres Paranaenses, promovido pela União dos Vereadores do Paraná (Uvepar). O evento reuniu vereadoras e servidoras públicas de todo o Estado. Na programação do encontro, voltado exclusivamente ao público feminino, foram abordados assuntos como o papel da mulher na política, políticas públicas voltadas para o público feminino, comunicação, gestão eficiente, reforma administrativa e perspectivas para 2020, entre outros. 

Imagem ilustrativa da imagem Encontro discute papel da mulher na política


O presidente da Uvepar, Júlio Makuch, recebeu as participantes do fórum com discurso sobre a capacidade feminina e a necessidade de inserção. “Queremos juntos dar condições para que as mulheres possam estabelecer uma meta e chegar em 2020 muito mais fortes! Muita mais preparadas. (...) Este é um encontro que foi feito especialmente para essas profissionais, tendo em vista a reeleição, a capacitação e a preparação para que mulheres sejam inseridas cada vez mais na política, de forma igualitária! ”, disse. “A corrupção passa muito longe delas. Reforçamos para que não deixem esse assunto nem chegar perto de todas elas. Nós precisamos cada vez mais de mulheres na política”, complementou o presidente.
A vereadora Márcia Sousa explicou que o Fórum tratou do empoderamento feminino, do papel da mulher na política e das dificuldades de seus mandatos. Comunicação também foi um dos temas abordados. “Além disso, especialistas falaram sobre redes sociais, comunicação política, política pública e comportamental, alta performance, marketing, oratória e tecnologia da informação. Outro painel foi voltado especialmente para o papel do legislador na proteção animal. Abordamos e discutimos tudo o que vem somar para o nosso conhecimento. Outro tema relevante foi a implantação da Procuradoria da Mulher nas Câmaras de Vereadores”, afirmou a vereadora. 
O curso contou também com a participação especial do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral – IPRADE –, proporcionando discussões sobre Legislação Eleitoral, Fundo Partidário, participação da mulher na política e perspectivas para as eleições de 2020.